Skip to content

Como melhorar a saúde financeira da sua empresa:

 

Manter a saúde financeira de uma empresa não é tão simples. Por isso, a ADM Soluções trouxe dicas muito importantes, para que você aplique em sua empresa.

Dicas de como manter a saúde financeira de sua empresa

  • Faça a contabilização de gastos
  • Faça previsões de cenários futuros
  • Utilize ferramentas tecnológicas de gestão
  • Faça um fundo de reserva
  • Estipular metas para serem cumpridas

 1.Faça a contabilização de gastos:

Nesse sentindo, é preciso que você tenha contabilizados todos os gastos do seu negócio, tendo sempre o registro de todo o dinheiro que sai da organização.

Ademais, uma boa forma de contabilizar os gastos de uma empresa é classificar os valores que saem do fluxo de caixa. Portanto, categorizar os gastos da empresa dará a você uma dimensão dos gargalos que podem ser diminuídos ou, até mesmo, eliminados. Desse modo, se você perceber que gasta muito dinheiro com a conta de telefone, pode optar por alternativas para esse serviço, como fazer ligações via Skype ou WhatsApp.

2.Faça previsões de cenários futuros para manter a saúde financeira:

Nesse contexto, o empreendedor precisa sempre acompanhar as tendências econômicas do mercado, sabendo quando e onde investir (ou não investir) para obter maior lucratividade e evitar prejuízos. Dessa forma, será preciso acompanhar as questões mais relevantes para a construção de cenários futuros, o que envolve estudar:

  • a concorrência;
  • o ambiente;
  • pontos fortes e fracos da empresa;
  • riscos que a empresa pode passar

3.Utilize ferramentas de gestão financeira:

É necessário implementar  de forma estratégica as ferramentas tecnológicas de gestão e  recursos, aprimorar processos, otimizar e direcionar o crescimento de um negócio. Portanto, fazer escolhas adequadas às necessidades e à realidade da empresa é importante para não desistir da aplicação dos métodos no meio do caminho e para assegurar que os objetivos sejam alcançados.

  • 5W2H: é um conjunto de questões utilizado para compor planos de ação de maneira rápida e eficiente.
  • PDCA: é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
  • Análise SWOT/FOFA: é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores (forças, oportunidades, fraqueza e ameaças).

4. Faça um fundo de reserva financeiro:

Ademais, é comum que surjam algumas surpresas, especialmente no que diz respeito ao ramo empresarial. Assim, para não prejudicar o negócio, é importante se preparar para enfrentar alguns imprevistos. Nesse sentido, se tudo está dentro dos conformes e o negócio está apresentando os resultados esperados, guarde sempre um pouco de capital para ser utilizado em situações mais urgentes.

5. Estipule metas financeiras a serem cumpridas:

Visto isso, para que você possa crescer sempre com um saldo bancário positivo e livre das dívidas, recomenda-se a estipulação de metas para conquistar novos recursos para o seu negócio. Assim, as metas podem ser, por exemplo, adquirir um novo veículo para a frota da empresa, reformar uma parte da sede, contratar um novo funcionário para determinado setor.

Por fim, as estratégias servem como um ponto de chegada na trajetória anual da empresa e na conquista de uma saúde financeira equilibrada, a qual é extremamente importante. Além disso, a ADM Soluções também pode te ajudar nessa organização e na resolução de seus problemas financeiros! Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Acesse nosso blog.

 

Para falar com um de nossos consultores, clique aqui e entenda mais sobre esse tema!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *