Skip to content

Como sua empresa pode se adaptar ao meio digital

Como sua empresa pode se adaptar ao meio digital

O isolamento social causado pela pandemia do Covid-19 trouxe diversos impactos para a economia no Brasil. Com isso, diversas empresas precisaram se reinventar para passar por essa crise, até mesmo se utilizando de e-commerce. Entenda nesse post como adaptar sua empresa ao meio digital.

De acordo com o Serasa Experian houve uma queda de 16,2% na atividade comercial somente no mês de março, lembrando que o isolamento só se iniciou em boa parte do estado entre os dias 15 e 17 de março de 2020. Ou seja, mesmo com os primeiros 15 dias do mês com o comércio operando normalmente, houve um índice de diminuição gigante que foi recorde desde os anos 2000.

Dessa forma, com o alongamento do isolamento social, as empresas receberam o empurrão que precisavam para entrar de vez no meio digital. Nesse sentido, antes mesmo da pandemia as empresas já estavam apostando fortemente na internet como forma de expansão.

Contudo, antigamente era uma opção da empresa, podendo se manter apenas com crescimento no meio físico. Porém agora é praticamente uma obrigação começar a adentrar dentro do meio digital para que a organização não tenha perdas de grande volume.

Confira nesse post como estar realizando essa adaptação!

 

1. Tenha em mente que abrirá um novo negócio  

 

Pode parecer estranho, mas é exatamente isso, pois mesmo que a organização tenha meios de comunicação pelas mídias sociais, isso não significa necessariamente que ela está adaptada para entrar no meio digital. Então, na realidade, ter contato com as redes sociais no mercado atual é um dos requisitos mínimos para a operação de uma empresa. Em suma, o gestor deve ter em mente que a lógica para vender online é completamente diferente de vender fisicamente. 

Para entender melhor a importância de analisar o mercado, clique aqui e confira esse outro post do nosso blog!

 

2. Planeje a entrada da empresa no meio digital  

 

Esse é o momento de fazer diversas reflexões e iniciar o pensamento de como vai ser a empresa digitalmente. Qual plataforma será usada? Será gratuita ou paga? Tem capital suficiente para o investimento? Se não, quais meios serão usados para adquirir? Seus funcionários tem capacitação para atuar digitalmente? A empresa tem redes sociais? Se sim, como podem ser usados os esforços para melhoria do seu crescimento digitalmente? É uma série de indagações que vão criando um esquema de passo a passo a ser seguido.

 

 

3. Estude para se reinventar 

 

Querendo ou não, o meio digital será um território novo, onde podem ser encontrados novos players, jogadas de marketing diferentes, formas de avaliar o público alvo. Logo, tudo isso será muito novo, e será bastante informação que deverá ser analisada em um curto período de tempo. Portanto, os gestores, assim como os funcionários da empresa devem procurar sempre o funcionamento do meio digital para conseguir se adaptar a realidade da empresa.


Fale com um de nossos consultores!