Você já pensou em planejar e controlar a execução de tarefas com eficiência, objetividade e ainda reduzir riscos? O 5W2H é a ferramenta ideal.

  • Mas afinal, o que é o 5W2H?

Desenvolvido no Japão, O 5W2H é uma ferramenta de gestão utilizada para controle e planejamento de processos, projetos, ações e atividades. Por meio dessa ferramenta é possível controlar prazos e custos de forma eficiente, com fácil visibilidade e simplicidade. Sua sigla deriva das iniciais de sete palavras em inglês essenciais para o seu desenvolvimento: What (o que), Why (porque) , Where (onde) , When (quando), Who (quem), How (como) e How much(quanto).

5W2H.png

  • Como utilizar

Sistematizando a execução ao subdividir o planejamento em etapas, o 5W2H é
utilizado por meio da aplicação de sete questionamentos fundamentais para a
realização de qualquer atividade ou plano:
5H:

What (o que)? – descrição de todas as etapas necessárias para
atingir os objetivos;
Why (por que)? – justificativa clara do porque de executar a
atividade ou plano;
Where (onde)? – Onde será executado;
When (quando)? – Melhor período de aplicação que evite a
estagnação;
Who (quem)? – Delegação de responsáveis.

2H

How much (quanto)? – Contabilizar os custos;
How (como)? – definir qual será o meio utilizado para atingir os
objetivos.

  •  Importância

Por possui respostas fundamentais e objetivas, o 5w2h reduz riscos e contribui
para atingir os objetivos da empresa. Além disso, pode ser utilizado tanto como
ferramenta de gestão empresarial quanto para gerir atividades pessoais, como
viagens e compras a fazer.

  • Exemplo de estratégia empresarial

Exemplo: Divulgação da empresa

O que: estratégia de divulgação da estrutura da empresa para a captação de
possíveis clientes.

Quem: setor de marketing.

Como: Serão fotografados os produtos e clientes na loja para que a parte física da empresa seja divulgada também nas redes sociais e plataformas de rede da organização por meio de
posts que direcionem aos seus potenciais clientes.

Como conhecer quem é o seu público

Quando: divulgando periodicamente.

Onde: Fotografias na empresa e divulgação site, post no facebook e instagram.

Quanto: terceirização do serviço: Em média 200,00 reais
Aluguel da câmera: Em média 300 reais
Compra da câmera: Em média 1.000 – 2.000 reais

Por que: Para a captação de possíveis clientes para a loja física da empresa.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.