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As 5 forças de Porter: Como utilizar?

 

No ramo administrativo existem inúmeras metodologias e estratégias, e uma delas, é as 5 forças de Porter. Desse modo, hoje trouxemos para você, leitor, maiores explicações acerca dessa temática.

O que são as 5 forças de Porter?

Em suma, são as conhecidas forças competitivas que moldam a estratégia. Nesse cenário, Michael Porter publicou em 1979 um artigo no qual abordou sobre um formato de análise competitiva que tinha o foco de ajudar as organizações a compreenderem o cenário em que estavam inseridas, visando melhorar o posicionamento diante do mercado, da concorrência e do público alvo.

Ademais, Ilustra-se esse panorama, com o exemplo prático de uma empresa de ferramentas, nesse caso, o estudo de Porter auxiliaria na investigação para compreender se tais ferramentas estariam no mesmo nível dos concorrentes, e também, sondaria como seria a competitividade neste ramo.

Quais são as 5 Forças de Porter?

1 – Rivalidade entre os concorrentes.

Mediante ao exposto, é necessário que o gestor conheça os seus concorrentes, suas estratégias e o desenvolvimento de seus negócios. Por  isso, é necessário entender as vantagens, as falhas e transformar essas informações para melhorar o seu empreendimento.

2 – Poder de negociação dos fornecedores.

Sob esse viés, o empreendedor não pode ficar preso a apenas um fornecedor, é preciso criar relações de parceria com vários fornecedores, visando possuir um leque de opções.

3 – Ameaça de produtos substitutos.

Ademais, você deve ter uma visão ampla e pensar no longo prazo. Sua empresa possui um produto/serviço, como garantir que ele não será substituído? Mediante a isso, deve-se listar os produtos concorrentes e comparar os benefícios para tentar utilizar essa variável a seu favor.

4 – Ameaça de entrada de novos concorrentes.

Nesse contexto, o que você e seus concorrentes podem fazer para conter a entrada de novos concorrentes? Existem alguns caminhos, como a criação de patentes, fortalecimento e registro da marca, contratos de exclusividade.

5 – Poder de negociação dos clientes.

Qual a influência dos clientes em relação ao seu produto? Os consumidores apresentam muito poder no preço e na qualidade ofertada pelo produto.

Em suma, quanto mais competitivo o mercado for, maior é o controle dos consumidores sobre suas vendas.

Como usar essa estratégia?

  • Faça pesquisas de mercado: através dessas pesquisas, você pode compreender as tendências do setor, o comportamento dos compradores.
  • Inclua as 5 Forças de Porter no Plano de Marketing da sua empresa: essa inclusão no planejamento esclarece várias questões internas do empreendimento.
  • Defina uma estratégia competitiva: é como a empresa vai se portar diante do cenário de competitividade do setor.

Por que fazer o uso desse modelo?

É por meio dessa ferramenta que se torna possível compreender a posição da sua marca no mercado de atuação. Além disso, pode ajudar a equipe a ter um entendimento maior sobre os produtos/serviços que trabalham e, assim, manter um relacionamento mais forte com os clientes.

Portanto, após compreender o que é e para que funciona essa metodologia, é evidente a importância da sua aplicação para melhorar a saúde do seu negócio perante os clientes e os concorrentes. Que tal colocar as 5 forças de Porter em prática? A ADM Soluções pode te auxiliar na elaboração e execução desse planejamento.

Para falar com um de nossos consultores, clique aqui e entenda mais sobre esse tema ou leia nossos outros conteúdos.

 

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