ADM Soluções

Como reavaliar a estratégia da sua empresa no cenário de reabertura da economia

É de conhecimento público que o cenário econômico atual do Brasil se encontrava em crescimento gradual. Contudo, com a pandemia causada pelo vírus Covid-19 o cenário se modificou rapidamente o que fez com que a economia voltasse a declinar. Visto esse cenário, o mercado precisou reabrir, sendo necessário reavaliar a estratégia das empresa.

De acordo com o SEBRAE mais de 9 milhões de funcionários foram demitidos e 600 mil micros e médio empresas fecharam suas portas durante essa pandemia. Então, as empresas que ainda estão de portas abertas necessitam reavaliar sua estrutura organizacional e principalmente sua estratégia para conseguir se manter firme no mercado.

Logo, é necessário, ao reavaliar a estratégia da sua empresa na reabertura da economia:

1. Entender seu público pós reabertura da economia

Isso se faz necessário pois é facilmente notável que diversos pensamentos foram reavaliadas pelas pessoas nesse tempo de isolamento social. Logo, a forma como elas podem visualizar seu produto ou serviço provavelmente não é a mesma visualização antes da pandemia. Então se faz necessário uma pesquisa de mercado com o seu público para entender se ele ainda é o mesmo. Além de perceber quais suas necessidades, seus desejos e empecilhos para então entender como sua estratégia se porta ao mercado.

2. Avaliar profundamente a estratégia antes da pandemia

Ao se ter entendido o seu público alvo e como está o mercado que você está inserido, é  momento de fazer uma avaliação extremamente crítica da estratégia de sua empresa antes do isolamento social. Então deve-se entender como ela estava fazendo sua empresa se desenvolver economicamente e como eram as projeções de crescimento futuras. Isso é necessário para entender se a estratégia da empresa já não era mais viável antes mesmo de todas essas mudanças.

3. Reavaliar a estratégia no cenário atual

Nesse ponto, é necessário ver se a estratégia da empresa irá coincidir com os desejos do público alvo da organização, se com a estratégia vigente os empecilhos dos clientes serão solucionados, pois lembrando que a empresa sempre deve estar alinhada com as necessidades do seu público alvo. Feito isso é necessário ver como a estratégia irá fazer com que a organização consiga contornar ou mitigar os problemas que a reabertura da economia vai trazer consigo, como as mudanças no ponto de vista social. 

Por fim a partir da validação ou reestruturação da estratégia novos planos de ações devem ser traçados nas áreas da empresa. Para que, afinal, a empresa consiga se sobressair desse momento e ir contra as previsões do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) que prevê um crescimento das empresas extremamente lento durante o período pós pandemia.

Saiba como reavaliar sua estratégia falando com um de nossos consultores: