Consultoria e Assessoria 

Primeiramente, tanto a assessoria como a consultoria são condições indispensáveis para o bom funcionamento da organização. Nesse sentindo, a contratação de empresas e profissionais capacitados é muito importante, pois otimiza os processos produtivos.

 Definições de consultoria e assessoria:

A assessoria é o serviço especializado em auxiliar sobre o que deve ser feito em uma situação específica, atuando como uma espécie de assistente, logo, é uma relação de longo prazo. Nesse contexto, a sua função é acompanhar constantemente e ajudar nas diversas fases do negócio.

No outro extremo, está à consultoria, que consiste no acompanhamento dos processos para um diagnóstico, na formulação de soluções e quais medidas devem ser tomadas, tudo com um prazo bem definido. Sob o mesmo ponto de vista, o consultor irá preparar as opções de como resolver o problema. Assim, posteriormente irar discutir os prós e contras com o patrocinador.

Quais as vantagens de contratar uma assessoria?                          

Após a definição vamos aos benefícios do serviço, em que o maior deles, já adianto, está na melhora dos processos para tomada de decisão.

  1. Visão mais amplificada e completa da empresa: Esse princípio está totalmente dependente da compreensão de todos os cenários internos e externos do negócio. Assim, a assistência desse serviço deve facilitar a sua precisão na tomada de decisão.
  2. Foco na atividade-fim: Após o entendimento do funcionamento da empresa, é necessária a ajuda de um assessor nas tarefas que não são o foco do empreendimento, por exemplo, o tributário. Como consequência, ao retirar à sobrecarga do gestor de ter que gerenciar esses setores a parte, o mesmo pode focar nas estratégias. Assim, elevando a produtividade e a objetividade.
  3. Desenvolvimento profissional: Posteriormente, através do caminho certeiro entregue pelo assessor, o gestor economizará recursos, garantindo os seus resultados, já que não precisará praticar a “tentativa e erro”.

E a consultoria, em quê vai me beneficiar?

Os benefícios são diversos, pois a visão exterior de um consultor e a integração dele com as suas competências e conhecimentos trazem a empresa novas oportunidades de crescimento. Primeiramente, vamos descrever os momentos de execução de uma consultoria de forma mais aprofundada.

  1. Diagnosticar a empresa: O consultor busca entender através da análise das qualidades e das fraquezas combinadas com a visão externa (entendimento do cliente, mercado e da concorrência), quais são as dores e os problemas na rotina operacional.
  2. Desenvolver um plano de ação: De acordo com a identificação da problemática. Depois disso, é feito um projeto apropriado para o caminho de crescimento da empresa.
  3. Treinar os colaboradores internos: Nesse ponto, a assessoria também pode ajudar na capacitação dos colaborados, facilitando a adaptação das novas práticas.

Após a execução dessas etapas, as vantagens são identificadas na diminuição de custos e despesas, na renovação no modelo de negócios e principalmente, no aperfeiçoamento dos processos existentes.

Qual a melhor para o meu negócio?

 

Cada um dos serviços atende a necessidades específicas. Por isso, para a seleção de um deles, é preciso uma análise dos serviços e da situação da empresa.

Quando contratar uma assessoria?

  1. Quando o gestor está sobrecarregado nas atividades indispensáveis para a atuação da empresa, mas não é o centro no empreendimento;
  2. Se há a necessidade de uma atividade contínua e especializada;
  3. Quando a atividade exercida pela assessoria requer atualização constante, como as tributações da empresa;
  4. Caso uma contratação ou capacitação específica seja muito cara ou pouco eficiente.

E a consultoria, qual o melhor momento para contratá-la?

  1. Quando a necessidade identificada é a análise do desempenho da empresa de forma imparcial e com conhecimentos técnicos.
  2. No momento em que objetivo for desenvolver projetos estratégicos no negócio.
  3. Se a empresa precisa de uma reestruturação.
  4. Quando existe e foi identificado um problema, mas não há um plano de ação definido.
  5. Para agilizar a implementação de mudança, com baixo risco.

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