Em um mercado com clientes buscando por mais qualidade nos serviços, o recrutamento e seleção dos melhores funcionários no mercado de trabalho se apresenta como uma tarefa cada vez mais importante.

De fato, um levantamento realizado pelo LinkedIn, em parceria com a Price Waterhouse Coopers, concluiu que US$ 19,8 bilhões ao redor do mundo são desperdiçados em contratações mal sucedidas, sendo que a produtividade perdida chega a US$ 130 bilhões para as empresas, confirmando o impacto destruidor de falhas nesse processo.

Por isso, as empresas de sucesso focam em desenvolvimento por meio de processos de contratação eficientes, selecionando os melhores profissionais do mercado de trabalho.

O que é uma contratação bem sucedida?

Principalmente, uma contratação é aquela em que o recrutador seleciona os candidatos com conhecimentos, habilidades comportamentais e talentos mais adaptados para um determinado cargo da sua empresa.

Assim, por meio de uma contratação, a empresa busca ter um quadro de funcionários qualificados e alinhados com os seus interesses para prestar um bom serviço para os seus clientes.

Em suma, os benefícios de um processo seletivo bem feito são:

  • Aumento da produtividade
  • Diminuição da rotatividade;
  • Renovação da cultura organizacional.
A contratação eficiente e direcionada é capaz de transformar, de forma significativa, todos os processos de uma empresa.

Como realizar uma boa contratação?

Assim, vamos entender como você pode realizar uma boa contratação por meio de um processo seletivo de qualidade.

Defina as atribuições do funcionário de que você precisa

Além disso, não é possível estruturar um bom processo seletivo sem compreender minimamente o perfil de funcionário que você deseja na sua empresa.

Logo, uma boa dica para você prosseguir bem nessa etapa é listar os conhecimentos, habilidades e competências e descrever o perfil do seu funcionário ideal.

Estruture o seu processo seletivo

Em seguida, você deve planejar como se dará o processo seletivo da sua empresa para a contratação de novos funcionários.

Sobretudo, suas etapas deverão fazer sentido e evidenciar características de cada candidato por meio de dinâmicas de grupo, como apresentação de cases, entrevistas, testes psicológicos etc.

Desse modo, além de analisar o conhecimento técnico do candidato, você será capaz de adquirir informações sobre seu perfil, analisando a desenvoltura do candidato em trabalhos em equipe, gestão de pessoas, proatividade, entre outras qualidades de bons profissionais.

Construa uma entrevista certeira

Então, chegamos à parte da conduzir a nossa entrevista com o candidato, em que você conhecerá de forma mais profunda quem você está contratando.

Principalmente, é fundamental que a entrevista siga critérios iguais para todos candidatos à vaga, evitando julgamentos do recrutador na hora de escolher os melhores talentos.

Logo, veja algumas dicas a seguir de como se desenvolver durante a entrevista:

  • Preparar um ambiente amistoso para o candidato;
  • Produzir questões relevantes perguntando sobre como o seu candidato é;
  • Fazer perguntas envolvendo competências técnicas e comportamentais;
  • Dar feedbacks com informações relevantes sobre o desempenho do candidato.

Conclusão: uma boa contratação é essencial para o sucesso da empresa

Portanto, você concluiu que contratações bem feitas são vitais para a composição de um quadro de funcionários qualificados e alinhados com a sua empresa.

Assim, você gostou do nosso conteúdo sobre como estruturar uma contratação excepcional e o achou interessante?

Quer conhecer os nossos serviços e marcar um diagnóstico gratuito para o seu negócio? Desse modo, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.