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Não sabe quais estratégias usar para estimular suas vendas? Está com dificuldade em suas vendas? Clientes antigos não costumam voltar ou te indicar? Já parou para pensar, se você é um vende(dor) ou um resolve(dor)?

O mercado tem ficado cada vez mais concorrido e os clientes mais exigentes devido ao rápido aumento de inovações tecnológicas e a facilidade do fluxo de informações nas redes sociais.

 

Segundo, LEVY; WEITZ (2000):

 

As decisões são tomadas visando à construção da marca. Procurando atrair e acolher o cliente alvo, de maneira a proporcionar elavada produtividade em vendas.

Dito isso, você encontrará neste artigo dicas de estratégias de marketing! As mesmas te ajudarão no incentivo de suas vendas e em permanecer atualizado no seu mercado. Abrangendo as áreas de:

  • Promoção;
  • Prospecção;
  • Pós-venda;
  • Fidelização.

Ao final do artigo estarão presentes DICAS BÔNUS. Para auxiliar na organização e no controle dessas estratégias dentro de sua empresa.

Estratégias para estimular suas vendas

Promoção:Diferente do que muitas pessoas pensam, as estratégias de promoção não são voltadas para oferecer descontos. Elas são um conjunto de ações para promover e fortificar a marca. Com o objetivo de atrair novos clientes tornando a marca mais visível no mercado.

Algumas estratégias de promoção:

Marketing de Conteúdo: É a maneira de engajar o público alvo e desenvolver uma série de contatos a partir do conteúdo relevante e bem direcionado. O marketing de conteúdo é muito utilizado nos blogs, porém pode e deve ser utilizado em outras redes, como: Linkedin, Facebook, entre outros. É necessário manter uma boa frequência de postagens com conteúdo de qualidade. Por exemplo, conteúdo que atenda a necessidade e responda as dúvidas do cliente. Essa estratégia é importante para a atração de clientes e alcançar o máximo de visibilidade da marca.

DICA: A Universidade Rock Content fornece um curso de marketing de conteúdo online e totalmente gratuito. O curso tem duração de 4 horas e 16 minutos e com direito a certificado válido por 1 ano.

Web Marketing: Para a fortificação e a maior visibilidade da marca no mercado a presença nas redes sociais é crucial, e para isso o Web Marketing se faz útil. Facebook e Instagram são redes populares, porém não são as únicas redes sociais. Quanto mais abrangência de mídias a empresa possuir, mais visível ela será no mercado e mais perfis de clientes ela alcançara. É uma forma de manter próximo o contato com o cliente e construir um relacionamento mais duradouro e benéfico para ambas às partes.


Prospecção: A prospecção refere-se ao primeiro contato da empresa com o cliente, em que a empresa deve conhecer seus clientes e identificar o que eles necessita para, assim, buscar possíveis soluções.

Algumas estratégias de prospecção:

Participação em Eventos: A participação em eventos é uma excelente maneira de promover a marca, buscar novidades no mercado e aumentar o contato com seus clientes.

A escolha dos eventos deve ser pensada de forma estratégica, como:

O que esse evento pode me agregar? Que público eu espero encontrar e quais são meus objetivos no evento? Sua presença no evento pode ser tanto para se capacitar mais pro seu negócio. Quanto para gerar network ao se aproximar de possíveis parceiros pro seu negócio e prospectar novos clientes promovendo e vendendo sua marca no evento.

Parcerias: Para que a empresa torne-se forte no mercado é preciso de parceiros que a auxiliem na prospecção e manter a marca conhecida para seus clientes em potencial, essa estratégia é uma excelente forma de manter profissionais de confiança e colaboradores perto da sua empresa.Parcerias com lojas complementares de seus serviços agregam bastante na divulgação de sua marca e na prospecção de novos clientes. Com a escolha dos parceiros certos, no qual o relacionamento e a troca de benefícios são mútuos, é possível aumentar o alcance dos objetivos em comum.


Pós-Venda: Essas estratégias são designadas para manter o relacionamento com o cliente longo e saudável, agregando ao consumidor benefícios que atenderão às suas necessidades.

Algumas estratégias de pós-venda:

Follow-Up:  O follow-up significa acompanhar ou fazer o acompanhamento do cliente após a prestação do serviço ou venda do produto. Essa estratégia objetiva manter um bom relacionamento com os clientes após a prestação do serviço.

No follow-up a empresa entra em contato com o consumidor, seja por e-mail, mensagem no WhatsApp Web ou ligação. O contato serve para entender como o cliente se encontra perante o produto ou serviço prestado, mostrando uma real preocupação da empresa.

Esse contato pode ser até mesmo em datas comemorativas, como: dia do trabalho, festas regionais, aniversário do cliente (sendo essa uma ótima maneira de permanecer no mercado consolidando sua marca como um diferencial perante o concorrente), além de elevar a satisfação do cliente tornando-o apto para uma futura fidelização.

Pesquisa de satisfação: A pesquisa de satisfação é uma série de perguntas distribuída em um questionário, no qual deve ser simples e rápida de ser aplicada.Essa estratégia serve para que a empresa aplique uma melhoria contínua, dando espaço aos clientes para dar sugestões e feedbacks, alcançando a excelência no mercado se baseando na visão externa de seus consumidores.


Fidelização: A fidelização visa manter um vínculo entre a marca e seus atuais clientes para que indiquem e retornem a consumir seus produtos e/ou serviços, pois como orienta Philip Kotler (1999), “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.

Algumas estratégias de fidelização:

Estratégia de relacionamento: Essa estratégia será a comunicação da marca com os clientes e possíveis clientes. Mantendo um relacionamento de qualidade expondo as características da empresa. Isso pode ser feito por meio de conversas virtuais, respondendo dúvidas, reclamações e elogios em cada mídia presente da organização, respondendo os comentários no Facebook, Instagram, E-mails, entre outras mídias presentes em sua empresa.

Programa de pontos: Consiste em recompensar o cliente de acordo com o número de aquisições e/ou valor de suas compras. O programa pode ser implementado por meio de um cartão fidelidade. Onde, permitirá ao cliente a visualização da sua quantidade de pontos e, de certa forma, para incentivar as futuras compras.