Estruturação financeira e sua importância

A Estruturação financeira e sua importância

No dia a dia das empresas, muitas vezes esquecem a estruturação financeira e até mesmo o processo de planejamento de um negócio.

Consoante a isso, existe um ênfase na importância de estruturar o financeiro de uma empresa, uma vez que contém todos os meios, as tarefas e  os processos necessários para que se faça o bom controle financeiro de uma empresa, tanto a longo, como a curto prazo, dessa forma pode afetar seus resultados de forma negativa. 

Com isso, a ADM Soluções vai explicar para você o porquê é necessário focar na importância de estruturar o financeiro de sua empresa.

Estruturação financeira e sua importância: o que é estrutura financeira?

A estrutura financeira é o departamento responsável por administrar tudo que foca nas atividades que envolvam o controle financeiro da empresa.

Dessa forma,  a estrutura financeira se liga aos demais setores, como o setor comercial, o setor financeiro e o setor de marketing.

Para entender melhor, exemplos de atividades que ela abrange são:

Qual a importância em seu negócio? 

Outrossim, de forma errada, é normal pensar que apenas empresas de grande porte devem se preocupar em ter essa organização, entretanto, esse tipo de sistema é adaptável para todo tipo de organização, depende da forma que é disposta e do tamanho dos processos.

Por ultimo,  saber como o sistema de finanças está se encaminhando é algo essencial pois assim análises para tomadas de decisões poderão ser feitas e, para isso, é preciso que se tenha bem definido os indicadores contábeis e financeiros.

ETAPAS PARA ESTRUTURAÇÃO FINANCEIRA:

Afinal, por onde começar para estruturar melhor sua empresa?

Existem etapas que são recomendadas seguir para isso:

  • Informações

De inicio, é importante que haja a contabilização e registro das informações financeiras, sendo assim é comum que aconteça de os responsáveis deixarem de anotar e organizar as retiradas e entradas importantes do fluxo de caixa, em consequência disso atrapalhando, caso precise, de informações sobre esse setor de forma rápida. 

 

  • Fluxo de caixa

Com as informações dispostas, já pode começar a colocar em prática a organização do fluxo de caixa.

Vale destacar que, essa etapa consiste exatamente no controle das movimentações do financeiro, identifica as receitas e despesas, como são feitas as entradas e saídas durante um tempo específico, desse modo, é recomendado que seja acompanhado mensalmente. 

Dessa maneira, podem surgir benefícios como:

    • Maior controle sobre o gerenciamento de gastos
    • Desobstrução de estoques 
    • Melhor negociação com fornecedores
    • Regulação de pagamentos
  • Ferramentas tecnológicas

Por último, conseguir administrar todas essas informações manualmente e, principalmente, se a empresa for de pequeno porte, pode tornar a tarefa complicada, por isso, faz-se necessário aderir a sistemas que auxiliem nessa função.

Ademais, A partir de uma planilha no Excel a programas mais complexos, todos contribuem para a organização das informações coletadas no período.

Entretanto, é importante que ocorra uma definição do tamanho da sua necessidade a fim de fazer a escolha mais adequada para o negócio, para que sejam aproveitadas da melhor forma algumas ferramentas exigem mensalidades ou até mesmo treinamentos.

Portanto, pode-se entender a importância de estruturar sua empresa financeiramente e como dar os primeiros passos para que isso aconteça.

Precisa de ajuda para entender mais sobre como aplicar esse conteúdo em sua organização? Fale com um de nossos consultores!