Como dono de empresa, é comum passar pela cabeça do empresário diversos questionamentos: como meus clientes conhecem meu negócio? De onde os consumidores vêm? Onde devo abrir minha empresa?
A partir de dúvidas como essas, vindos de diversos empreendedores e estudiosos da área de marketing, começou a surgir uma nova forma de olhar para estratégias de marketing: o Geomarketing. Quer entender mais o que é Geomarketing e como ele funciona? Confere neste artigo!
O Geomarketing é uma técnica que engloba qualquer estratégia de marketing que trabalhe com inteligência sobre localização para otimizar campanhas, definir local geográfico de atuação da empresa e alcançar o consumidor na hora e local certo.
Dentro da técnica que define o que é Geomarketing, ainda existem diversas variações e subcategorias, incluindo Geotargeting, Geofencing, Geotagging, Geofiltros e muitos outros. Mas para resumir, todos esses tipos têm em comum utilizar dos conhecimentos provindos da geografia (localização) para embasar, de uma maneira mais segura, estratégias de marketing.
A grande vantagem de aplicar o geomarketing, e não apenas as estratégias de marketing tradicionais, é a redução de prejuízos e o aumento do lucro. Vamos a um exemplo.
Você é um aspirante a empreendedor e acabou de ter uma ideia de negócios brilhante: uma loja de calçados personalizados. Essa loja vai funcionar com um atendimento humanizado e a principal proposta é: o cliente visita a loja e passa por uma experiência única, que vai indicar qual o tipo de calçado perfeito para ele ou ela.
Muito bem, a ideia está formada. Agora, começam as indagações: “Quem será o principal público para minha loja? Onde este público está localizado? Qual o melhor ponto para montar minha loja?”.
Para solucionar esses questionamentos, uma das principais soluções é realizar uma pesquisa de mercado, mas não qualquer pesquisa. Uma pesquisa de mercado que utiliza geomarketing!
Utilizar os conhecimentos de localização dentro da pesquisa de mercado vão ajudar a diminuir as margens de erro dos dados gerados e fornecer maiores informações que vão embasar estratégias com maior garantia de ROI (retorno do investimento).
Como você pode conferir neste artigo, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita colher dados diretamente com o público-alvo da empresa, e utiliza os dados coletados em informações para entender quais são as maiores oportunidades para o negócio.
O Geomarketing chega para potencializar os resultados de uma pesquisa de mercado, utilizando as variáveis coletadas, como faixa etária, poder aquisitivo e índice de educação, para encontrar o melhor local para abrir uma empresa e descobrir onde o público-alvo estará localizado.
Além disso, utilizando plataformas de Geomarketing, é possível acessar dados que a pesquisa de mercado não consegue coletar sozinha, e cruzar essas informações para gerar análises mais relevantes, como é o caso de fluxo de pessoas, locais movimentados, caminhos percorridos pelos consumidores, entre outros.
Se você tem uma ideia de negócios e precisa entender melhor onde pode localizar sua empresa, qual seu público-alvo e como criar estratégias de marketing para fazer sua empresa crescer, entre em contato com a gente ou faça um diagnóstico gratuito!