Gestão de relacionamento com o cliente: CRM

Gestão de relacionamento com o cliente: CRM

A Gestão de Relacionamento com o Cliente ou CRM vai muito além de uma plataforma ou  de um software: é todo o processo utilizado geralmente por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Para te ajudar nessa compreensão, a ADM Soluções formulou esse post:

O que é Gestão de relacionamento com o cliente: CRM ?

Em sua essência, CRM é uma estratégia de negócio com o foco no cliente, ou seja, as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades dos clientes, ao invés dos próprios produtos. Assim, essa estratégia engloba as áreas de marketing, vendas e serviços de atendimento.  Esta é uma ferramenta essencial para o agrupamento e organização das informações de todos os clientes de uma empresa.

Então, no dia a dia da sua empresa, funcionaria assim: ao entrar em contato com um cliente, o CRM software capta todas as informações interessantes sobre quem está do outro lado, sendo elas: nome, telefone, endereço, e-mail, quais ações a pessoa fez dentro do seu site, quais produtos ou serviços ela já comprou. Logo, trata-se de um verdadeiro mapeamento do comportamento do seu cliente gerando dados que podem servir de insumo para estratégias futuras e melhorias de produto.

 

Para que serve o CRM?

Algumas atividades disponíveis no CRM são:

  1. Enviar e-mails personalizados;
  2. Fazer testes para entender seu público;
  3. Receber notificações em tempo real;
  4. Efetuar chamadas dentro do próprio CRM;
  5. Registrar os contatos automaticamente;
  6. Conversar com leads e clientes em tempo real;
  7. Armazenar automaticamente as atividades;
  8. Sincronizar os contatos com Gmail ou Outlook;

Por que usar esse sistema?

Uma das grandes dificuldades das empresas é conseguir administrar todo o ciclo de venda e a carteira de clientes, por isso alguns dos motivos de usar o CRM são:

  • Prospectar, atrair e captar novos clientes;
  • Fidelizar os atuais clientes;
  • Aumentar o volume de vendas através do up selling ou do cross selling (vendas cruzadas);
  • Reconquistar ou salvar clientes que abandonaram ou planejam abandonar a organização.

Tudo isso é feito através do entendimento das necessidades e expectativas dos clientes, que são baseadas nas informações disponíveis no CRM. Portanto, o armazenamento das informações obtidas de cada interação com seu cliente precisam estar organizados e acessíveis para todos.

 

Para falar com um de nossos consultores, clique aqui e entenda mais sobre esse tema!