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Como a Covid-19 afetou o setor de beleza e estética no Brasil

Os impactos da Covid-19 em empresas de beleza e estética
Os impactos da Covid-19 em empresas de beleza e estética

Originário da Grécia antiga, o setor de beleza ganhou popularidade no século XX com a popularização dos salões de beleza para a classe média, mas devido ao coronavírus, o mercado de cuidado pessoal encontra dificuldades. A seguir entenda os impactos da Covid-19 em empresas do setor de beleza e estética.  

1. O mercado de beleza e estética no Brasil

O setor de cuidado pessoal sempre foi visto por economistas como um setor resistente a crises econômicas, uma vez que em períodos de turbulência o público tende a consumir produtos que levantam a auto estima como cremes, perfumes e maquiagens. Assim, o “efeito batom”, como é popularmente conhecido, garantiu ao Brasil o posto de quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, além de um faturamento de 80 bilhões de Dólares em 2018.

2. O mercado de beleza e estética na pandemia do Covid-19

Como o Coronavírus se espalhou tão rapidamente, vários estados decretaram o fechamento do comércio. Consequentemente, esse decreto está relacionado aos impactos da Covid-19 em empresas do setor de beleza e estética, em particular por sua característica presencial. Em contrapartida à tradicional prestação de serviços, a venda de produtos de beleza aumentou durante a pandemia. Segundo o Painel Dados de Mercado Abihpec, em 2020 houve um significativo aumento na venda de sabonetes e álcool em gel no início da pandemia. No mais, outros produtos de cuidado pessoal que se destacaram durante a pandemia foram produtos relacionados a aromaterapia, desintoxicação, cuidado da pele, unhas e cabelo.  

3. Expectativas para o futuro

Com a reabertura da economia, o setor encontra outro problema – custos com os equipamentos de proteção individuais (EPIs) requeridos pelo governo para a reabertura do estabelecimento. Apesar disso, muitos empresários do setor e enxergam a possibilidade de voltar ao crescimento uma vez que muitos consumidores se apresentam ávidos para retomar uma rotina de normalidade, incluindo os cuidados com a beleza. Para entender melhor como reavaliar a estratégia da sua empresa diante desse cenário, acesse esse link! Caso tenha dúvidas, entre em contato com um de nossos consultores clicando aqui!

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