Marcas fortes no mercado: estratégias utilizadas
Você conhece as marcas mais fortes do mercado e do mundo?
Servindo de inspiração, essas empresas vêm se destacando no mercado e gerando uma certa curiosidade sobre os segredos estratégicos para tamanho sucesso.
Desse modo, é evidente que essas marcas fortes do mercado têm muito o que ensinar às demais empresas em evolução e que sonham um dia assumir tal patamar.
Marcas fortes no mercado: quais se destacam
Confira algumas das marcas mais importantes da atualidade e seus os impressionantes resultados que faturam ao longo do tempo:
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AMAZON
A princípio, a empresa ,comandada por Jeff Bezos, surgiu como um vendedor de livros online, inovando ao passar dos anos, e se transformou no maior empreendimento online do mundo.
Em 2021, assumiu a primeira posição no ranking de varejo mundial, registrando lucro líquido de US $7,8 bilhões no segundo trimestre de 2021.
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APPLE
Outrossim, a apple é avaliada em US$146,3 bilhões. Tornando-se a marca mais famosa do mundo, fundada Steve Jobs e Steve Wozniak, e se destaca no mercado graças a seus produtos inovadores e altamente desejados, demonstrando todo o poder e potencial do setor de tecnologia.
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DISNEY
Na sequência, temos a The Walt Disney Company, que foi fundada pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney.
De início, a empresa nasceu como pioneira no mercado de animação e ao longo das décadas ampliou sua participação na indústria, tornando-se, assim, a gigante do entretenimento que todos conhecem, e ampliou os negócios para o teatro, os parques temáticos, a música, o rádio e a mídia online.
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GOOGLE
O Google é uma empresa multinacional de serviços online e de software dos Estados Unidos, assim, tem a missão declarada da empresa desde de sua fundação, que é: “Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.
Segundo a Alphabet, controladora do Google, no primeiro trimestre de 2021 a gigante registrou receita de US$ 55,3 bilhões.
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COCA-COLA
Por fim, a empresa multinacional estadunidense, fabricante e comerciante de bebidas não alcoólicas e concentrados de xaropes, não fica para trás como uma das maiores marcas do mercado.
Sendo mais conhecida pelo seu produto Coca-Cola, oferece atualmente mais de 500 marcas em cerca de 200 países e serve 1,7 bilhão de doses por dia, sendo o Brasil o quarto maior consumidor de produtos Coca-Cola no mundo.
Estratégias em comum que utilizam
Com isso, percebe-se a história engrandecedora das mais renomadas marcas da indústria e o seu forte objetivo em perseverar, sendo capazes até de adaptar suas estratégias empresariais para a transformação digital.
Portanto, veja agora três estratégias em comum que fizeram e, ainda, fazem o crescimento diário dessas empresas atingirem resultados notáveis no mercado:
Branding constante
Inicialmente, o branding surge como o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.
Assim, tem como objetivo despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes.
Nesse sentido, podemos dizer que um branding mais conciso leva à criação de uma marca sólida e forte.
Diante disso, toda marca forte apresenta por trás um eficiente gerenciamento, pois o objetivo é assegurar que todos seus stakeholders entendam o seu posicionamento, de aumentar sua relevância no mercado, de potencializar sua visibilidade e de fazer com que sua empresa tenha uma boa reputação com seu público.
Desse modo constrói uma imagem com um grande diferencial competitivo.
Atualmente, o que constrói a solidez que as organizações buscam para suas marcas é a recorrência no de elementos como:
- Tom de voz da marca
- Valor ao produto
- Elementos gráficos que compõem a identidade
- Usa de slogans
- Aplicação dos valores da empresa nas ações e nas campanhas
Marketing
Em seguida, cabe a utilização estruturada do marketing, que é mais do que simplesmente divulgar produtos ou ideias, para fazer a construção e manutenção da imagem da empresa.
Dessa forma, é necessário o aprofundamento nos variados modos de operar o recurso, que são:
- Marketing Emocional: Proporciona uma oferta de sentimentos e emoções. A partir dessa técnica, as emoções deixam com a vontade de consumir aquele produto, deixando de lado o racional. Ademais, em alguns períodos do ano, essa estratégia tende a ser mais utilizada, como na época do Natal e Dia das Mães.
- Marketing de Conteúdo: É a estratégia mais utilizada hoje em dia, pois tem o objetivo de atrair clientes, por meio da criação de conteúdo relevante, ou seja, o principal propósito do marketing de conteúdo é engajar e crescer a rede de clientes. Apoiado nisso, é uma estratégia que serve para aumentar a visibilidade da marca e a interação com os consumidores, nutrir a base de leads, reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC), ganhar confiança do público e até mesmo para melhorar a experiência pós-venda.
- Marketing de Experiência: Todo o processo de contato com a marca precisa ser trabalhada, oferecendo uma experiência única e memorável para cada pessoa. A meta não é vender apenas o produto ou serviço, e sim tornar aquela experiência inesquecível.
Efeito de rede
Tal estratégia afirma que um bem ou serviço se torna mais valioso quando mais pessoas o utilizam.
Diante disso, quando o efeito de rede estiver presente, o valor de um produto ou serviço depende do número de utilizações de outras pessoas.
Assim, temos como principal exemplo o funcionamento das redes sociais, com sites como Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, tornando-se mais úteis quantos mais utilizadores aderirem.
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