O  Marketing Inbound e Marketing Outbound são duas maneiras distintas de se trabalhar estratégias de marketing para conquistar leads. Então, as metodologias de prospecção apresentam taxas de conexão de ligações de (60% e 48%, respectivamente) e de abertura de e-mails (48% e 39%, respectivamente).

O que é Marketing Inbound:

É o conjunto de estratégias de Marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes. Ademais, a empresa não vai atrás do cliente, mas explora canais como mecanismo de busca, por exemplo, blogs e redes sociais.

Como melhorá-lo?

  1. Otimize seu site;
  2. Utilize o SEO no blog;
  3. Humanize a marca nas redes sociais;
  4. Gere conteúdo relevante.

O que é Marketing Outbound? 

Ele tem como objetivo trazer clientes por meio da oferta de serviços ou produtos. Dessa forma, a ideia é ir atrás dos clientes de forma ativa, como os e-mails, os quais são menos pessoais do que os telefonemas, garantindo um maior conforto a sua empresa.

Como melhorá-lo? 

  1. Definição do público alvo;
  2. Definição do PIC (perfil do cliente);
  3. Estabelecer rotinas para a sua equipe;
  4. Testes de validação (validação das melhorias).

Como incluir as duas estratégias: 

Ademais,  a utilização de uma estratégia não anula a outra. Por conseguinte, cada ação possui o seu ROI (Retorno sobre o investimento), que deve ser calculado diante de cada circunstância. Assim, é preciso concluir quando e onde cada uma delas deve ser aplicada.

Por isso, existem meios bastante eficientes para criação de estratégias que envolvem inboud e outbound. Além disso, deve ser feita a aceleração de suas ações de entrada por meio do marketing de saída, afim de melhorar a imagem da marca ou acelerar processos lentos no método orgânico.

Como você pode perceber essas campanhas podem se associar, visto que enquanto uma gera melhores resultados, a segunda otimiza seu potencial.

Quadro comparativo: Marketing Inbound e Marketing Outbound

Inbound

  • Comunicação indireta;
  • Modelo de comunicação em via dupla: mais diálogo e interação;
  • Custo relativamente mais baixo.

Outbound

  • Atinge resultados mais rápido;
  • Eficiente para empresas que possuem mais recursos para serem investidos;
  • Interrupção constante;
  • Menor engajamento.

Apesar de serem ideias de marketing bem diferentes, muitas empresas de sucesso não acabam escolhendo apenas uma das duas opções. Isso ocorre porque um modelo não anula a eficácia do outro. Por isso, é importante conhecer bem seu público-alvo e as vantagens de cada formato ou canal.

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