Sobretudo no início dos projetos, não é difícil vermos os membros responsáveis por eles confusos e desinformados sobre pontos abordados no briefing, principalmente pelo comercial.

Porém, apesar de comum, essa dificuldade gera diversas falhas na comunicação do projeto, além de impedir a definição correta de caminhos e propiciar erros na execução.

A parte boa é que podemos evitar facilmente essa situação. Para isso, as grandes empresas utilizam a Matriz CSD, um framework eficiente para obter informações dos briefings para a execução dos projetos, alinhando a equipe com o interesse do cliente da melhor forma possível.

O que é a Matriz CSD?

Em suma, a Matriz CSD é uma ferramenta que serve para você iniciar um projeto com a organização de informações adquiridas no briefing com o cliente.

Inicialmente, a Matriz CSD se criou pela Livework, uma empresa de design de serviço, buscando melhorar a reunião de informações nos briefings com as equipes dos projetos.

Desse modo, a Matriz CSD apresenta os seguintes resultados para seu negócio:

  • Clareza em relação ao que o cliente deseja com seu serviço;
  • Assertividade nos membros alocados na execução do projeto sobre os objetivos;
  • Aumento do impacto das soluções no sucesso do cliente.

Como aplicar a Matriz CSD nos meus projetos?

Assim, vamos entender como você pode realizar facilmente a sua organização de informações do briefing por meio da matriz CSD nos passos a seguir:

Junte a sua equipe em uma reunião

Primeiramente, reúna a sua equipe do projeto em uma sala e apresente a divisão das informações obtidas sobre o projeto em colunas de certezas, suposições e dúvidas por meio de post-its (ou outras ferramentas de organização), como na imagem a seguir:

Certezas: informações aparentemente absolutas; Suposições: informações incertas, debatidas; Dúvidas: informações reconhecidamente desconhecidas.
Certezas: informações aparentemente absolutas; Suposições: informações incertas, debatidas; Dúvidas: informações reconhecidamente desconhecidas.

Movimente a sua equipe para preencher as colunas

Em seguida, você deve motivar a sua equipe, por meio de perguntas, a preencher as colunas com o que já se sabe, com o que se supõe e com as dúvidas em relação ao projeto.

Para isso, você pode utilizar diversas ferramentas de gestão de ideias, como brainstorming, mapas mentais, discussões, todas elas devendo envolver os objetivos, métodos e atividades referentes ao projeto.

Desse modo, os membros da equipe do projeto se tornarão mais engajados para organizar suas informações, alinhar suas suposições com seus gerentes e resolver dúvidas.

Fixe em uma plataforma digital

Por fim, é importante arquivar o que foi discutido na Matriz CSD em uma plataforma digital de organização para que tudo seja rapidamente acessível.

Para isso, existem diversas ferramentas gratuitas para organizar as ideias, como o Pipefy e o Trello, que nós da ADM Soluções usamos para fazer isso.

Com o jeito certo de apresentá-la, a Matriz CSD se mostrará eficiente para tornar a sua equipe de projetos cada vez mais precisa nas suas decisões.

Conclusão: a organização de informações leva ao sucesso do projeto

Portanto, você concluiu que a organização de informações no projeto se torna mais descomplicada e melhora a eficiência dos membros.

Assim, você gostou do nosso conteúdo sobre como realizar uma Matriz CSD para isso e o achou interessante para o seu negócio?

Quer conhecer os nossos serviços e marcar um diagnóstico gratuito para o seu negócio? Desse modo, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.