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Metodologia OKR em vendas

O sucesso de uma equipe de vendas é, geralmente, atribuído a metas, comissões e uma equipe que se motive com elas. Aqui, veremos como a metodologia  OKR em vendas pode ser utilizada para melhorar os resultados de uma companhia.

A metodologia OKR foi popularizada nas últimas décadas graças ao seu sucesso em grandes empresas do mundo, como Google e Intel. Visto que, o OKR serve para que haja a interpretação da estratégia por parte das áreas. Fazendo que estas entendam como agir para melhorar o desempenho total da empresa.

Assim, a interpretação ocorre em forma de indicadores e metas destrinchadas para todas as equipes. 

O diferencial dessa metodologia se dá em algumas ordens primordiais:

1. Torne claros os objetivos dos OKRs em vendas repassados aos colaboradores de todos os níveis

As metas, no OKR, aparecem em forma de objetivos e esses objetivos são compostos por resultados-chave. Os resultados-chave são os objetivos do colaborador que está no nível abaixo.

Então, se por exemplo, o setor comercial possui quatro vendedores e o objetivo do gerente comercial é conquistar um faturamento de R$ 60.000 reais, ele pode compor esse valor com quatro resultados-chave (um para cada vendedor). Portanto, com o título “Conquistar um faturamento de R$ 15.000”, as metas ficam mais claras.

Para melhor entender como reavaliar sua estratégia e as metas que sua empresa almeja alcançar, clique aqui e confira outro post do nosso site.

2. Estabeleça metas ousadas para os OKRs

Não pressuponha que você irá atingir todas as suas metas, escolhe um valor que irá desafiar sua equipe a dar o melhor de si. No entanto, o exagero pode causar desmotivação do time por haver metas inalcançáveis.

Como por exemplo, a Google, empresa gigante no mercado internacional, pressupõe que se a empresa alcançar 70% de suas metas, cumpriu bem o seu papel. Isso põe os pés da equipe no chão sem retirar o desafio que ela sente ao olhar para a meta em seu composto total.

3. Divulgue as metas de vendas

A ideia aqui é tornar todos da equipe e da empresa engajados na busca pelo resultado, de forma que todas as pessoas saibam as metas. Logo, fazendo que todos possam acompanhar o resultado constantemente. Dessa maneira, todos se motivam a atingir os seus próprios resultados para não ficar para trás e atrapalhar o grupo.

4. Não recompense os seus colaboradores olhando apenas para os números das vendas

A metodologia prega que, se seus funcionários entendem a importância de alcançar os objetivos da empresa, não se prenderão a metas e buscarão dar o melhor resultado possível. Dessa forma, indo além da busca pela comissão na sua tomada de decisões.

Logo, imagine que João alcançou uma meta fácil e que não demandou um ótimo desempenho. Enquanto Maria alcançou apenas 80% de uma meta desafiadora e que dificilmente outro colaborador alcançaria. Qual dos dois mereceria o maior bônus? Provavelmente Maria, não é?

Considerando isso, a remuneração variável deve ocorrer considerando o rendimento do colaborador por completo. E assim, não o resumindo em um simples número.

Saiba como se utilizar de mais metodologias e impulsionar suas vendas falando com um de nossos consultores: