A matriz Einsenhower é um método para organização de tarefas por níveis de prioridade. Seu nome é em tributo ao criador do método, o ex-presidente estadunidense Dwight Einsenhower, que governou o país durante o período pós-Segunda Guerra Mundial.

Você está com dificuldade de organizar suas tarefas? Não sabe por onde começar? Não consegue definir o que é mais importante ou urgente?

Se você se identificou com uma ou mais das alternativas acima, existe um método capaz de solucionar todos os seus problemas: a matriz Einsenhower.

Portanto, saiba como produzir sua própria matriz Einsenhower e torne seu processo de tomada de decisões mais prático e eficiente.

Passo a passo para desenvolver sua matriz Eisenhower

Em resumo, para criar sua matriz Einsenhower, basta seguir os cinco passos simples que a ADM Soluções vai lhe mostrar agora:

  1. Primeiramente, desenhe um retângulo e divida em dois eixos: um horizontal e um vertical, seguindo o modelo de um plano cartesiano;
  2. Então, selecione as suas tarefas e as distribua em tarefas urgentes (que possuem um prazo definido para sua conclusão) no eixo vertical esquerdo e tarefas importantes (que necessitam ser feitas para se alcançar um objetivo) no eixo horizontal;
  3. Dessa forma, defina as não urgentes (que não precisam ser entregues de imediato) no eixo vertical direito e as não importantes (que não serão tão úteis para te ajudar a conquistar o seu objetivo);
  4. Enfim, determine o que será feito com cada uma das tarefas, seguindo os termos FAZER, AGENDAR, DELEGAR E EXCLUIR. 
matriz Einsenhower

Qual a importância da matriz Eisenhower para a priorização de tarefas?

Primordialmente, uma das grandes dificuldades ao se organizar é definir qual obrigação da sua lista deve se realizar primeiro. Para cruzar o nível de importância e o nível de prioridade de cada tarefa, a matriz Einsenhower cria um diagrama que mostra de forma clara e assertiva qual tarefa precisa ser realizada a priori e por quê.

Desse modo, conquista-se uma organização mais eficiente com uma melhor gestão de tempo, aumentando a produtividade e auxiliando no processo de tomada de decisões.

Além disso, a matriz ainda oferece outros benefícios, tais como: alcance máximo da qualidade na resolução de uma tarefa, visualização clara da sua rotina diária, visão de longo prazo e maior organização no espaço de trabalho, tendo em vista que com o método é possível alocar todas as suas tarefas em um só local, dispensando o uso de inúmeras agendas, blocos de anotações, entre outros.

Aplicativos e sites para automatizar a produção da matriz Eisenhower

Por fim, com o interesse de ajudá-lo no seu processo de tomada de decisões, a ADM Soluções separou uma lista com os 3 melhores aplicativos e sites para desenvolver sua matriz Einsenhower não apenas de forma simples e acessível, como também de forma automatizada. Confira abaixo:

IMPROVE MY LIFE

Em suma, o Improve My Life é um aplicativo gratuito para gerenciamento de tarefas. Disponível para ANDROID e IOS, o aplicativo tem uma interface simples e intuitiva, com diversas funcionalidades, tais como: lista de tarefas, roda da vida e matriz Eisenhower.

Assim, todos os templates vêm prontos para que o usuário precise apenas editar à sua maneira. Para obter o app, basta se dirigir a loja de aplicativos do seu smartphone e baixar de forma gratuita.

TODOIST

Além disso, outro aplicativo para gestão e organização de tarefas é o TODOIST. Gratuito, disponível para aparelhos ANDROID e IOS, o TODOIST possui uma interface minimalista e de fácil navegação.

Para utilizar a matriz Einsenhower no app, vá na opção filtros e etiquetas e crie quatro filtros: urgente e importante, importante e não urgente, urgente e não importante e não importante e não urgente.

Em seguida, distribua suas tarefas por nível de prioridade no modelo apresentado anteriormente. Dessa forma, sua matriz Einsenhower está pronta para ser usada.

EVERNOTE

O último da nossa lista é o Evernote que está disponível no formato de site e aplicativo. Por ser uma plataforma multifuncional, o Evernote é pago, porém é possível fazer um teste gratuito de 14 dias para conhecer suas funcionalidades antes de aderir.

Para produzir sua matriz Einsenhower por meio do Evernote, basta dividir os quatro tradicionais quadrantes da matriz através da função notas. Ainda é possível incluir prazos para suas tarefas e definir lembretes para manter o controle e a organização de suas atividades.

Quer conhecer os nossos serviços de consultoria e marcar um diagnóstico gratuito para o seu negócio? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.