Você sabe o que é Pesquisa de Mercado?

Você conhece os seus clientes? Seu produto/serviço atende às necessidades deles? Seu marketing está direcionado para o seu público? A resposta para essas perguntas pode ser a pesquisa de mercado. 


Atualmente conhecer não só como está o mercado que atua, mas também entender seus clientes, é fundamental para qualquer organização. Conhecendo melhor seus clientes, através da pesquisa de mercado, você poderá compreender de forma mais assertiva suas preferencias e necessidades, e, assim, atrair mais clientes e fidelizá-los.

No entanto, para uma empresa conseguir se adequar aos seus clientes, é necessário conhecê-los de forma mais detalhada saber quem é o seu público e o consumidor dos seus produtos/serviços, suas características, comportamento e preferências. Uma ferramenta que possibilita colher essas informações é a pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado, o que é?

A pesquisa de mercado é uma ferramenta que possibilita colher dados diretamente com o público – alvo (dados primários), analisá-los e transformá-los em informações que serão utilizadas para conhecer oportunidades e falhas da organização. Para a associação American Marketing Association, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que conecta o consumidor, o cliente e o público como uma ferramenta que alinha o consumidor, o cliente e o responsável pelo marketing da empresa, por meio da coleta de informações relevantes, diretamente captadas do público consumidor da marca.

É a partir da pesquisa de mercado que uma empresa pode conhecer melhor quem é o seu público-alvo, suas características, como renda e idade, e o seu comportamento, como frequência de uso e finalidade de uso do produto.

Benefícios com a pesquisa de mercado:

Com o conhecimento do comportamento e das características dos clientes, o empreendedor pode direcionar melhor sua empresa e identificar quais as melhores estratégias de marketing adequadas ao seu público, quais são as melhores promoções que atraiam clientes em época de poucas vendas, o preço mais adequado ao consumidor e como promover a marca entre os mesmos.

A partir das informações obtidas com a pesquisa também é possível direcionar suas ferramentas digitais com uma linguagem mais adequada e direcionada, vincular aos meios de comunicação de acordo as preferencias e necessidades do cliente, e, assim, obter melhores resultados dos planos de ações.

Exemplos de pesquisa de mercado:

Abaixo temos exemplos de duas pesquisas de mercado que realizamos, com seus respectivos objetivos e benefícios obtidos através da coleta de informações.

 

 

CategoriasSem categoria