Skip to content

A importância de analisar o mercado

A importância de analisar o mercado

Analisar o mercado significa ter informações complexas e estruturadas sobre o ambiente em que a sua empresa está inserida. Principalmente sobre como ela está atuando no ramo, quem são seus concorrentes, como as decisões dos gestores podem afetar internamente, e se isso trará sucesso ou fracasso para o empreendimento. Esta análise do mercado irá fornecer para o gestor qual segmento é mais interessante e produtivo para a sua organização, pois ele terá um embasamento de dados e informações assertivas. Isto é, uma visão específica do ambiente externo da empresa, fazendo com que o gestor possa perceber e detectar os atuais riscos, e os riscos futuros quando tomar suas decisões em busca de expansão.

Objetivos de uma análise de mercado

O objetivo principal para analisar o mercado é compreendê-lo, e verificar em que cenário está inserido para melhor captar as oportunidades que ele oferece. Isso diminui a taxa de risco nas decisões com base em dados e em informações mais assertivas. Assim, estar inserido no mercado significa que as empresas sempre vão lidar diariamente com situações que necessitam de uma decisão embasada em dados seguros, para que se tenha uma melhor possibilidade de sucesso. Por isto, uma boa análise de mercado além fornecer uma compreensão melhor do ramo atual da organização, irá proporcionar uma possibilidade de antecipar oportunidades e então se preparar para conseguir captá-las e usá-las a seu favor para aumentar seus lucros e prevenir ou minimizar possíveis prejuízos causados por uma decisão importante como a de lançar ou não um novo produto no mercado.

Execução da análise de mercado

Uma análise bem aprofundada vai fazer com que a empresa tenha um olhar macro de onde ela deseja atuar. Com isso, deve-se tratar de um processo para determinar fatores, condições e características do mercado. Nesse processo a matriz SWOT é muito utilizada. Se trata de uma técnica que vai ajudar a empresa a reconhecer os pontos fortes e fracos, que são internos, e suas oportunidades e ameaças, que são externos e como esses pontos podem auxiliar o seu desenvolvimento nos pontos fortes e como os pontos fracos estão retardando o seu crescimento. A finalidade disso é poder analisar como os pontos fortes podem ser usados para resolver ou minimizar os impactos que os pontos fracos
causam na organização.

Visto isso, um fator importante em uma Análise de Mercado é entender a magnitude do comércio. Pois quanto maior o mercado, maior a concorrência. Isso significa que a empresa deve oferecer seus produtos e serviços da melhor qualidade para que se destaquem diante da concorrência, portanto ao se analisar o segmento em que a organização está inserida ela poderá conhecer o que seus concorrentes estão ofertando e seus produtos estão sendo mais rentáveis dos que os seus para então trazer estratégias de resolver estes problemas e ainda com uma qualidade superior aos demais.

Público Alvo

Outro fator de muita importância é o conhecimento do público-alvo, de forma mais qualitativa, conhecer os hábitos de consumo e estilo de vida do seu consumidor, informações para serem mensuradas. Pois conhecendo seu público-alvo poderá idealizar campanhas de marketing e modificar o seu produto para que seja mais atraente aos seus clientes. Consequentemente será mais valioso ao olhar do cliente. Com isso, o ideal é delimitar uma faixa de público que se quer abordar, e a partir daí elaborar questionários e sair às ruas para conversar com essas pessoas.

Obtendo essas informações como  hábitos de consumo, canais de comunicação mais utilizados, dentre outras informações sobre seu público-alvo, facilita para que você construa a sua Buyer Persona. Você pode conhecer um pouco mais sobre definição de persona e seu conceito clicando no link abaixo:

Dificuldades causadas pela ausência de uma análise de mercado

A ausência de um entendimento do contexto geral que a empresa está inserida, pode causar diversos problemas. Contudo, sem essa visão do contexto, a tomada de decisão dos gestores se torna difícil sobre o futuro da organização. Visto que todas as decisões precisam ser pensadas nos impactos que causarão no presente e ainda mais os impactos que podem afetar a continuidade do funcionamento da empresa.

Logo, este desconhecimento do mercado em que a organização está inserida irá fazer com que o gestor tome decisões sem embasamento da realidade da empresa podendo trazer perdas ao seu negócio. Em contrapartid a, sem o conhecimento de seu público-alvo suas campanhas de marketing e seus produtos poderão ser irrelevantes para os consumidores da organização. Isto se da porque eles não se adequam às suas necessidades. Consequentemente, tendem a preferir a concorrência, o que trará grandes prejuízos para o gestor.  Isso pode ser visto em consequências como a diminuição da demanda causada pela alta concorrência. Além disso, também terá desconhecimento das necessidades do mercado e um baixo retorno dos recursos para a divulgação da empresa e do seu respectivo produto.

Com base no que foi dito, você consegue analisar facilmente o mercado em que sua empresa atua? A ADM Soluções tem a solução perfeita para você com nossa Pesquisa de Mercado!

Clique no link abaixo e deixa que nós trazemos todo o embasamento de mercado para sua empresa!