Gestão de otimização de processos
A Otimização de processos (no inglês, processo otimization) tem como propósito identificar pontos de melhorias na organização da empresa. Além disso, a gestão de otimização de processos é essencial para encontrar maneiras de aperfeiçoar os processos. E, por consequência, alcançar melhores resultados economizando, por exemplo, tempo e dinheiro.Nesse artigo, você irá aprender os principais passos para aperfeiçoar um processo.
1. Mapear os processos
Nessa etapa deve-se compreender todas as atividades feitas pela empresa a fim de aperfeiçoar os processos. Nela, deve-se entrevistar os responsáveis por cada setor que será atualizado. Assim, suas perguntas devem ter como objetivo entender o processo passo a passo. Dessa forma, ele poderá ser facilmente descrito e os problemas do processo poderão ser identificados. A seguir, alguns exemplos de perguntas:
- Quais atividades fazem parte desse processo?
- Quanto tempo é necessário para concluir esse processo?
- O número de pessoas que realiza esse processo atualmente é adequado?
- Qual a parte mais importante do processo?
- Qual o objetivo do processo?
Ademais, deve-se mapear os processos. Um bom recurso de mapeamento é o BizagiModeler. Esse recurso o ajudará a descrever de forma visual todo o processo. Dessa forma, qualquer pessoa da organização poderá entender suas complexidades.
2. Identificar melhorias
Aqui, deve-se identificar todos os pontos que possam ser melhorados levando em conta o processo que foi mapeado na etapa anterior. Para isso, sugerimos a metodologia 5W2H por sua fácil visualização e etapas autoexplicativas.
3. Implementar melhorias
Nessa etapa, deve-se mapear o novo processo ideal, levando em conta as melhorias propostas na etapa anterior. Esse mapeamento pode ser feito no Bizagi Modeler, a fim de facilitar sua visualização.
Para melhor entender as melhorias que o mapeamento de processos pode trazer para sua empresa, clique aqui e conheça mais desse serviço.
4. Monitoração de resultados
Por fim, deve-se monitorar os resultados atingidos objetivando testar se as mudanças mapeadas surtiram o efeito desejado. Portanto, fique atento aos funcionários, observando se eles estão seguindo o novo processo corretamente.
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