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Por que e como definir seu público alvo na reabertura do comércio

As mudanças ocorridas em muitas empresas na forma de entregar seus produtos e serviços devido ao cenário de um comércio físico praticamente inviável sucedeu, na maior parte dos casos, em mudança do público que consumia. Em parte, isso se dá por conta de os gestores não verem porque e nem como definir seu público alvo, principalmente na reabertura do comércio.

Por exemplo, um restaurante que atendia exclusivamente presencialmente e passou a entrar no mercado de delivery, teve de se esforçar para alcançar um público maior, menos local e sair da sua zona de conforto. Essa mudança nem sempre (quase nunca) é tão fácil quanto parece, uma vez que a definição concreta de um público alvo pode trazer diversos benefícios, como:

  • Saber exatamente que tipo de campanhas devem ser feitas: se seu público não se concentra em uma região específica, a panfletagem pode não ser ideal. Caso ele tenha idade mais avançada, as campanhas por mídias sociais não farão tanto sentido. O não conhecimento do público pode fazer com que dinheiro e tempo sejam desperdiçados atacando o objetivo de forma equivocada.
  • Possíveis melhorias no produto ou serviço prestado: é possível identificar o que seu público alvo mais valoriza, o que para ele é irrelevante, quais são seus principais problemas e o que ele mais deseja alcançar quando compra seu produto. Tendo esse conhecimento, se torna muito mais claro onde a empresa deve se concentrar para melhorar.
  • Utilizar a linguagem adequada na comunicação e marketing: ao conhecer seu público alvo você garante que está se comunicando da melhor maneira, nem mais popular e nem mais culto do que o ideal para satisfazer os seus clientes.

Agora que você já entendeu o porque definir seu público alvo, pode estar se perguntando como fazer isso. É o que abordaremos nos 5 passos abaixo, para que você saiba como se posicionar nessa reabertura de comércio.

1. Conheça sua empresa

É de suma importância identificar o que a empresa vende, qual valor ela agrega as pessoas e como ela se comporta perante aos concorrentes.

2. Busque informações sobre o seu mercado e o comércio

Este ponto diz respeito a identificar se o seu mercado está em crescimento, se ele tende a crescer ou a decrescer no futuro e quem são os seus concorrentes, entendendo o que eles oferecem.

Para melhor entender como analisar o mercado, clique aqui para conferir nosso post referente à análise de mercado.

3. Conheça os seus atuais clientes

Essas informações podem ser feitas através de entrevistas com as pessoas que já compram seus produtos. É ideal, para lidar com clientes da empresa, que se tenha uma abordagem agradável.

4. Identifique qual o seu cliente ideal (ICP)

Além de conhecer as pessoas que já se tornaram seus clientes, é importante identificar e buscar informações sobre aquelas que você gostaria que fossem seus clientes. A junção do perfil do cliente ideal com o perfil dos clientes que a empresa já dispõe pode ser definida como o público alvo.

5. Coloque a mão na massa (definir e implementar)

Por fim, de nada adiantaria ter todo esse conhecimento e não aplicá-lo no marketing da empresa para efetivamente atrair mais pessoas. No último passo, a empresa deve concentrar seus esforços naquilo que mais atrai o seu perfil de cliente ideal e seus atuais clientes. Você pode se perguntar se, com essa concentração, uma parte do público que poderia se tornar cliente pode ser deixada de fora. Sim, é verdade, mas aqui estamos buscando resultado, se uma pessoa está fora do seu público alvo, é porque a probabilidade de ela se tornar seu cliente é muito menor. Concentrando dinheiro e tempo no alvo certo, o resultado virá de forma muito mais rápida e precisa.

Como vimos, o público alvo se trata de um grupo de pessoas que possuem maior disposição a comprar determinados produtos dadas suas características pessoais.

A ADM Soluções se dispõe a auxiliar aquelas pessoas que buscam uma forma assertiva de definir seu público alvo. Você pode entender mais clicando aqui para realizar um diagnóstico gratuito.