Gerir um negócio, naturalmente viabiliza o surgimento de dúvidas relacionadas à gestão de pessoas, desde como incentivá-los a como gerir a rotatividade dentro da empresa. Pois, desde a elaboração do perfil do colaborador até a criação do projeto de desenvolvimento da empresa, é levado em conta a equipe de trabalho.
Porém, e se eu te disser que existe um instrumento que pode revolucionar a forma como você gere as pessoas da sua empresa?
O que é PCCR?
Em um mercado cada vez mais competitivo, a gestão de pessoas se torna essencial para o andamento e sucesso de uma empresa.
Dito isso, o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações – PCCR, é um instrumento que tem como objetivo organizar e definir cargos internos, padronizar os já existentes, e no geral, estruturar as atribuições e remunerações de cada funcionário, ditando critérios para o desenvolvimento e as futuras promoções dos colaboradores.
Por isso, investir na realização de uma PCCR é fundamental para permitir que os colaboradores se sintam motivados a atingir suas metas e seus objetivos, aumentando assim os resultados e o destaque da empresa no mercado. Ademais, é válido ressaltar que esse investimento viabiliza a diminuição do turnover (rotatividade) e atração de novos talentos.
Afinal, quais são as vantagens?
Diante do exposto, é válido ressaltar alguns dos benefícios obtidos na elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações, como por exemplo:
- Organização de cargos: Possibilita ter uma visão geral dos cargos existentes e das possíveis novas implementações, além de atribuir critérios para as responsabilidades e remuneração dos membros.
- Eficiência dos colaboradores: Fundamental para a obtenção dos resultados almejados, podendo assim desenvolver os atributos e tarefas do membro de forma motivada.
- Perspectiva de desenvolvimento: Através do PCCR a empresa pode fornecer perspectiva de desenvolvimento, ampliando a ambição dos objetivos pessoais dos funcionários.