A inteligência artificial(IA) é a capacidade que uma máquina tem de aprender e se adaptar a situações diversas, demonstrando efetividade na execução de determinadas atividades. Dito isso, esse artigo tem por fim esclarecer como essa ferramenta tem moldado as epresas de forma a torná-la uma ferramenta viável e acertiva para o seu dia a dia.
Qual é a importância da inteligência artificial para a sua empresa?
Ao longo dos anos é inegável que a tecnologia vem ganhando espaço em nosso cotidiano, tornando atividades do cotidiano cada vez mais práticas. Assim, não é diferente no ambiente de trabalho, que inclusive passa por um momento de modernização em conjunto com as IAs, responsáveis por:
- Criar sistemas de gestão personalizados;
- Análise panorâmica de vendas, estoques, demandas, dentre outros;
- Identificar e corrigir gargalos em processos internos da empresa;
- Otimização de tempo;
- Rredução de despesas e custos.
Quais são os tipos de inteligência artificial?
Aqui listamos alguns modelos de inteligência artificial que agregam bons resultados para empresas famosas como a Google, a Apple e a Netflix. Dentre elas estão:
- Machine Learning: É uma máquina que trabalha com algoritmos para analisar dados e aprender padrões que favoreçam detecção de fraudes, previsão de demandas, análise de mercado e personalização de ofertas para clientes;
- Robotic Process Automation(RPA): É uma utomação de processos baseada em normas que utilizam robôs e softwares. Nesse sentido, esse tipo de IA pode ajudar a reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a precisão do negócio;
- Inteligência artificial Conversacional: É uma tecnologia que viabiliza a interação das empresas com os clientes, usando linguagem orgânica. Assim sendo, implementá-la viabiliza a melhora da experiência do cliente, reduzindo custos de atendimento e aumentando a eficiência da comunicação.
Como implementar uma inteligência artificial na sua empresa?
É evidente que há alguns desafios na hora de implementar uma IA em um empreendimento, como por exemplo: Fidelizar e estabilizar clientes, reduzir riscos, ofertar produtos de forma adequada e otimizar o marketing e o comercial. Porém, existem 6 passos voltados para uma implementação de IA efetiva, são eles:
- Definir objetivo principal;
- Mapear os processos que serão executados;
- Transformar dados em modelos inteligentes;
- Preparar a infraestrutura da empresa;
- Redesenhar processos;
- Firmar parcerias com empresas especializadas.
Conclusão
Diante do exposto, a inteligencia artificial se mostra uma ferramenta de extremo potencial transformador no ambiente empresarial, contribuindo de forma assídua para evolução das organizações como um todo. Portanto, é muito importante que cada empreendedor avalie o cenário atual da sua empresa e logo em sequência busque implementar a inteligência artificial em sua organização a fim de aprimorar seus processos, reduzir suas despesas, aumentar seu lucro e previnir conflitos.