Pular para o conteúdo

A inteligência artificial(IA) é a capacidade que uma máquina tem de aprender e se adaptar a situações diversas, demonstrando efetividade na execução de determinadas atividades. Dito isso, esse artigo tem por fim esclarecer como essa ferramenta tem moldado as epresas de forma a torná-la uma ferramenta viável e acertiva para o seu dia a dia.

Qual é a importância da inteligência artificial para a sua empresa?

Ao longo dos anos é inegável que a tecnologia vem ganhando espaço em nosso cotidiano, tornando atividades do cotidiano cada vez mais práticas. Assim, não é diferente no ambiente de trabalho, que inclusive passa por um momento de modernização em conjunto com as IAs, responsáveis por:

  • Criar sistemas de gestão personalizados;
  • Análise panorâmica de vendas, estoques, demandas, dentre outros;
  • Identificar e corrigir gargalos em processos internos da empresa;
  • Otimização de tempo;
  • Rredução de despesas e custos.

Quais são os tipos de inteligência artificial?

Aqui listamos alguns modelos de inteligência artificial que agregam bons resultados para empresas famosas como a Google, a Apple e a Netflix. Dentre elas estão:

  • Machine Learning: É uma máquina que trabalha com algoritmos para analisar dados e aprender padrões que favoreçam detecção de fraudes, previsão de demandas, análise de mercado e personalização de ofertas para clientes;
  • Robotic Process Automation(RPA): É uma utomação de processos baseada em normas que utilizam robôs e softwares. Nesse sentido, esse tipo de IA pode ajudar a reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a precisão do negócio;
  • Inteligência artificial Conversacional: É uma tecnologia que viabiliza a interação das empresas com os clientes, usando linguagem orgânica. Assim sendo, implementá-la viabiliza a melhora da experiência do cliente, reduzindo custos de atendimento e aumentando a eficiência da comunicação.

Como implementar uma inteligência artificial na sua empresa?

É evidente que há alguns desafios na hora de implementar uma IA em um empreendimento, como por exemplo: Fidelizar e estabilizar clientes, reduzir riscos, ofertar produtos de forma adequada e otimizar o marketing e o comercial. Porém, existem 6 passos voltados para uma implementação de IA efetiva, são eles:

  • Definir objetivo principal;
  • Mapear os processos que serão executados;
  • Transformar dados em modelos inteligentes;
  • Preparar a infraestrutura da empresa;
  • Redesenhar processos;
  • Firmar parcerias com empresas especializadas.

Conclusão

Diante do exposto, a inteligencia artificial se mostra uma ferramenta de extremo potencial transformador no ambiente empresarial, contribuindo de forma assídua para evolução das organizações como um todo. Portanto, é muito importante que cada empreendedor avalie o cenário atual da sua empresa e logo em sequência busque implementar a inteligência artificial em sua organização a fim de aprimorar seus processos, reduzir suas despesas, aumentar seu lucro e previnir conflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *