Imagine que você está em uma farmácia procurando um remédio para sua dor e o farmacêutico mostra a você duas opções. Logo, você se encontra frente a uma situação que exige uma escolha e por não entender de remédios não sabe qual irá funcionar, mas mesmo assim, decide levar os dois e ver qual vai proporcionar melhoras.
Situação bem corriqueira, mas mesmo assim precisa de uma escolha e o receio de acertar ou não nos faz ficar indecisos, até porque ninguém quer gastar dinheiro e não ter retorno ou resultados positivos, não é mesmo?
O que é?
O teste A/B é uma ferramenta de valor empírico que surge do Growth Hacking que visa comparar variáveis e otimizar o marketing de uma empresa a partir do feedback do público consumidor.
Pode-se aplicar essa técnica em diversas áreas no âmbito virtual da empresa, como na definição de um layout ou landing page, com o suporte de uma plataforma adequada como a AB Tasty e a Google Optimize.
Por que é importante?
Os testes A/B oferecem um feedback real de mercado, com precisão e com base em dados, não em achismos.
Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho servirá, no entanto as consequências futuras poderão ser drásticas e até irreversíveis.
Com certeza você não vai querer dar o famoso “tiro no escuro” e acabar se prejudicando, por isso esse teste é tão importante e preciso, pois ele se utiliza de fatos consolidados.
A tomada de decisões é algo bem complicado, mas se você quer evoluir e não correr o risco de perder, certamente investir nesse método é significativo.
Resumindo, através desse recurso podemos montar estratégias para os próximos materiais e ações a se desenvolver, de forma que venhamos reduzir os erros e aumentar o progresso buscando sempre melhorar.
Como realizar o teste A/B?
Para executar um teste A/B, inicialmente é preciso definir um objeto de estudo e dividi-lo em duas vertentes dentro de um contexto específico.
Exemplo: no processo de escolha de um título para um artigo, criam-se dois exemplares (A e B) seguindo o mesmo tema.
Logo em seguida, é necessário, no teste A/B, aplicar ambas as vertentes no mercado, porém dividindo o público alvo em dois grupos, nos quais um terá acesso ao exemplar A, e o outro terá acesso ao exemplar B.
Evidentemente, um dos exemplares irá se sobrepor ao outro quanto à qualidade e ao bom recebimento do público, nesse caso, se confiará a esse modelo a vaga disputada pelo teste, enquanto se descartará o outro.
Conclusão
Desse modo, a aplicação de testes A/B para análise de variáveis se torna indispensável, uma vez que é por meio desse método que podemos alinhar a realidade da empresa com a necessidade do cliente, obtendo melhores resultados e maior engajamento com o público com quem se relaciona.
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