Como abrir sua empresa: Descubra os primeiros passos!

Muitas vezes, o sonho de abrir um negócio é estagnado por não saber como dar início ao processo, dessa forma, muitas dúvidas podem surgir acerca desse assunto. Assim,  é fundamental a realização de um planejamento para alcançar o sucesso de uma empresa. 

Pensando nisso, a ADM Soluções preparou esse conteúdo, para você que deseja ser um futuro empresário e não sabe por onde começar. 

Como abrir sua empresa: Etapas necessárias

Partindo dos pontos que o empreendedor deverá seguir:

  1. Realizar uma análise de viabilidade do mercado, assim, definindo as características básicas da sua empresa, como por exemplo: o que é seu negócio, quais são seus clientes, concorrentes e localização da empresa. Isso facilitará a validação de sua ideia de empreendimento.
  2. Da inicio com o setor financeiro, para assim definir quanto de capital será investido e, dessa forma, conseguir determinar qual será o faturamento mensal planejado e estipular o lucro que espera-se obter no decorrer dos meses.
  3. Iniciar a formalização da empresa.

Com isso, preparamos um passo a passo para ajudar você no desempenho dessa formalização ao longo do processo.

Formalização da empresa

Após esse planejamento inicial, surge a parte burocrática, ou seja, a parte que vai formalizar a empresa no papel, com alguns documentos obrigatórios.

Inicialmente, é feito o contrato social, que funciona como uma certidão de nascimento da empresa. Dessa maneira, nele irá conter informações e deveres dos sócios, setor de atuação, capital social da empresa e enquadramento tributário.

Portanto, essa etapa tem suas classificações e acontece de forma jurídica 

  • MEI – Microempreendedor individual: É a pessoa que trabalha por conta própria e que se define como pequeno empresário;
  • Empresário individual: Pessoa física que exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços;
  • EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: Empresa constituída por apenas uma pessoa, titular de todo o capital social;
  • Sociedade Limitada: Sociedade composta por 2 sócios, pessoas físicas ou jurídicas.

Desse modo, as empresas só serão reconhecidas se forem  registradas na Junta Comercial e depois de cumprirem todas as etapas obrigatórias da formalização. Logo, esse órgão público tem como objetivo registrar e validar todas as atividades empresariais que acontecem em território nacional, e, ainda, tem como sua função principal realizar, organizar e armazenar os registros de empresas que estão em atividade sem infringir quaisquer leis.

Plano de negócios

Diante disso, a realização de um plano de negócios será um ótimo guia para seguir todas essas etapas descritas e, dessa forma, evitar erros ao ingressar com a sua empresa no mercado. Assim, por efeito de permitir uma visão mais ampla de erros e acertos. À vista disso, o plano de negócios é um documento que representa por escrito os objetivos de uma empresa e quais os passos que devem ser dados para que isso seja alcançado e ampliar as possibilidades de sucesso.

Nesse sentindo, têm plena importância, pois organiza as ideias ao criar um novo empreendimento, assim orienta a expansão das empresas que já estão em atividade, apoia a administração de negócios e estratégias, facilita a comunicação entre os sócios, funcionários, investidores, parceiros e clientes. Por fim, serve para captar recursos financeiros, humanos ou de parceiras.

Por fim, apesar de ser um processo com várias etapas, não é demorado, o tempo de abertura da sua empresa pode variar de 30 a 45 dias. Caso precise de ajuda nessa missão, fale com a Adm Soluções e tenha a assistência necessária para abrir sua empresa!

Precisa de ajuda para começar a empreender? Fale com um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.