Skip to content

Design Thinking: O que é?

Design Thinking 

Acima de tudo, o design thinking é uma abordagem de pensamento criativo, ou seja, uma forma inovadora possível de gerar e organizar ideias e soluções para problemas enfrentados.

O que é Design Thinking?

Certamente, o design thinking se refere ao pensamento criativo e crítico, ajuda a organizar ideias e da mesma forma estimula a tomada de decisões e busca do conhecimento. Não existe método específico, mas uma forma de abordagem.

Para esclarecer, ele cria condições necessárias para maximizar a geração de insights e sua aplicação. Na mesma linha, outra forma de utilizá-lo é para a elaboração de novos produtos ou serviços. No entanto, deve-se realizar o processo de forma coletiva e colaborativa.

Etapas do Design Thinking

Em primeiro lugar, precisa começar o processo com o entendimento completo do problema a ser resolvido.

Serão apresentadas etapas do método:

  • Imersão

Para esclarecer, nesta fase acontece a análise de tudo que envolve e afeta a empresa, ou seja, busca encontrar as ameaças, oportunidades e fraquezas da firma.

  • Ideação

Além disso, será realizada nesta etapa a idealização de soluções para os problemas encontrados na fase anterior.

  • Prototipação

Então, neste período, há a execução de um filtro nas ideias obtidas anteriormente, para consequentemente reduzir riscos de erros.

  • Desenvolvimento

Em suma,  será colocado nesta parte, em prática todas as ideias escolhidas anteriormente. 

Por que investir em Design Thinking?

Em primeiro lugar, implementar o Design Thinking possui um custo baixo, além disso, tem uma vantagem competitiva enorme. Para esclarecer terá um diferencial à frente dos concorrentes, obtendo um reconhecimento no mercado e consequentemente potencializando os lucros.

Além disso, os colaboradores irão se sentir mais integrados uns com os outros, da mesma forma estimulando a empatia e a colaboração.

Em conclusão, encontrará respostas para as questões mais importantes do negócio.

Vantagens do Design Thinking

Algumas vantagens dele são:

  • Comunicação

Em suma, ajuda a construir alternativas e abertura ao erro, consequentemente proporcionando uma melhor comunicação entre os profissionais.

  • Ambiente organizacional

Então, ao criar um ambiente de empatia, colaboração e experimentos entre os funcionários, como resultado proporciona um ambiente agradável e aumenta a produtividade.

  • Visão sistêmica

No entanto, possibilita que o profissional tenha uma visão macro e micro de toda a cadeia e, consequentemente, obter mais ideias para melhorar os resultados.

  • Adaptabilidade

Em suma, facilita as pessoas a obter uma maior flexibilidade de adaptação às mudanças ocorridas.

  • Engajamento

Da mesma forma, os profissionais se sentem mais livres para expor suas ideias e opiniões e como resultado, desenvolvem o potencial dos colaboradores.

Como aplicar Design Thinking na sua empresa?

Certamente, compreendendo as vantagens que o Design Thinking, o mais importante é garantir que a organização tenha uma cultura, no entanto que haja espaço para as atividades.

E acima de tudo que os integrantes trabalhem em um ambiente com condições confortáveis para expor suas ideias.

Além disso, deve-se adotar estratégias baseada em coleta de dados, para consequentemente evitar falhas e melhorar os processos. 

 

Precisa de ajuda para entender mais sobre como aplicar esse conteúdo em sua empresa? Fale com um de nossos consultores!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *