Pular para o conteúdo

Marcas fortes no mercado e suas estratégias

    Marcas fortes no mercado: estratégias utilizadas

    Você conhece as marcas mais fortes do mercado e do mundo?

    Servindo de inspiração, essas empresas vêm se destacando no mercado e gerando uma certa curiosidade sobre os segredos estratégicos para tamanho sucesso.

    Desse modo, é evidente que essas marcas fortes do mercado têm muito o que ensinar às demais empresas em evolução e que sonham um dia assumir tal patamar. 

    Marcas fortes no mercado: quais se destacam

    Confira algumas das marcas mais importantes da atualidade e  seus os impressionantes resultados que  faturam ao longo do tempo: 

    • AMAZON

    A princípio, a empresa ,comandada por Jeff Bezos, surgiu como um vendedor de livros online, inovando ao passar dos anos, e se transformou no maior empreendimento online do mundo.

    Em 2021, assumiu a primeira posição no ranking de varejo mundial, registrando lucro líquido de US $7,8 bilhões no segundo trimestre de 2021.

    • APPLE

    Outrossim,  a apple é avaliada em US$146,3 bilhões. Tornando-se a marca mais famosa do mundo, fundada Steve Jobs e Steve Wozniak, e se destaca no mercado graças a seus produtos inovadores e altamente desejados, demonstrando todo o poder e potencial do setor de tecnologia.

    • DISNEY

    Na sequência, temos a The Walt Disney Company, que foi fundada pelos irmãos Walt Disney e Roy Oliver Disney.

    De início, a empresa nasceu como pioneira no mercado de animação e ao longo das décadas ampliou sua participação na indústria, tornando-se, assim, a gigante do entretenimento que todos conhecem, e ampliou os negócios para o teatro, os parques temáticos, a música, o rádio e a mídia online.

    • GOOGLE

    O Google é uma empresa multinacional de serviços online e de software dos Estados Unidos, assim, tem a missão declarada da empresa desde de sua fundação, que é: “Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.

    Segundo a Alphabet, controladora do Google, no primeiro trimestre de 2021 a gigante registrou receita de US$ 55,3 bilhões.

    • COCA-COLA

    Por fim, a empresa multinacional estadunidense, fabricante e comerciante de bebidas não alcoólicas e concentrados de xaropes, não fica para trás como uma das maiores marcas do mercado.

    Sendo mais conhecida pelo seu produto Coca-Cola, oferece atualmente mais de 500 marcas em cerca de 200 países e serve 1,7 bilhão de doses por dia, sendo o Brasil o quarto maior consumidor de produtos Coca-Cola no mundo.

    Estratégias em comum que utilizam

    Com isso, percebe-se a história engrandecedora das mais renomadas marcas da indústria e o seu forte objetivo em perseverar, sendo capazes até de adaptar suas estratégias empresariais para a transformação digital.

    Portanto, veja agora três estratégias em comum que fizeram e, ainda, fazem o crescimento diário dessas empresas atingirem resultados notáveis no mercado:

    Branding constante

    Inicialmente, o branding surge como o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.

    Assim, tem como objetivo despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes.

    Nesse sentido, podemos dizer que um branding mais conciso leva à criação de uma marca sólida e forte.

    Diante disso, toda marca forte apresenta por trás um eficiente gerenciamento, pois o objetivo é assegurar que todos seus stakeholders entendam o seu posicionamento, de aumentar sua relevância no mercado, de potencializar sua visibilidade e de fazer com que sua empresa tenha uma boa reputação com seu público.

    Desse modo constrói uma imagem com um grande diferencial competitivo.

    Atualmente, o que constrói a solidez que as organizações buscam para suas marcas é a recorrência no de elementos como:

    • Tom de voz da marca
    • Valor ao produto
    • Elementos gráficos que compõem a identidade
    • Usa de slogans
    • Aplicação dos valores da empresa nas ações e nas campanhas

     

    Marketing

    Em seguida, cabe a utilização estruturada do marketing, que é mais do que simplesmente divulgar produtos ou ideias, para fazer a construção e manutenção da imagem da empresa.

    Dessa forma, é necessário o aprofundamento nos variados modos de operar o recurso, que são:

    • Marketing Emocional: Proporciona uma oferta de sentimentos e emoções. A partir dessa técnica, as emoções deixam com a vontade de consumir aquele produto,  deixando de lado o racional. Ademais, em alguns períodos do ano, essa estratégia tende a ser mais utilizada, como na época do Natal e Dia das Mães.
    • Marketing de Conteúdo:  É a estratégia mais utilizada hoje em dia, pois tem o objetivo de atrair clientes, por meio da criação de conteúdo relevante, ou seja, o principal propósito do marketing de conteúdo é engajar e crescer a rede de clientes. Apoiado nisso, é uma estratégia que serve para aumentar a visibilidade da marca e a interação com os consumidores, nutrir a base de leads, reduzir os custos de aquisição de clientes (CAC), ganhar confiança do público e até mesmo para melhorar a experiência pós-venda.
    • Marketing de Experiência: Todo o processo de contato com a marca precisa ser trabalhada, oferecendo uma experiência única e memorável para cada pessoa. A meta não é vender apenas o produto ou serviço, e sim tornar aquela experiência inesquecível.

     

    Efeito de rede

    Tal estratégia afirma que um bem ou serviço se torna mais valioso quando mais pessoas o utilizam.

    Diante disso, quando o efeito de rede estiver presente, o valor de um produto ou serviço depende do número de utilizações de outras pessoas.

    Assim, temos como principal exemplo o funcionamento das redes sociais, com sites como Twitter, Facebook, Instagram, TikTok, tornando-se mais úteis quantos mais utilizadores aderirem.

     

    Precisa de ajuda para elaborar uma estratégia de marketing para a sua empresa? Fale com um de nossos consultores!

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *