A partir do primeiro contato até o pós-venda, a vivência do consumidor com a entidade é a jornada do cliente. Mapeando esses processos é possível compreender todos os desenvolvimentos para poder adquirir, e assim orientar da melhor forma. Por isso, diversos gestores fazem a utilização dessa ferramenta para realizar um planejamento de marketing e aumentar a produtividade de sua equipe.
- Aprendizado e descoberta: O lead, na maioria das vezes, desconhece o seu problema, pois não sabe do que está a procura, porém alguns reconhecem e vão em busca de uma solução, visto que tem o propósito de conquistar a confiança, entretanto, exige que eduque o seu cliente para que compreenda não o preço e sim o valor do que está sendo adquirido. Nesse sentindo, uma dica para que isso ocorra, é investir em publicidade nas redes sociais.
- Consideração da Solução: Nessa etapa, o cliente identificou o problema e tem a consciência de que necessita de tal produto. Ademais, é necessário mostrar algumas opções para que o cliente tenha um entendimento mais profundo.
- Decisão da compra: Após ter sido realizada a apresentação de materiais e/ou serviços, o cliente deve passar por várias etapas, pois são mostradas situações que resultaram em sucesso e que trouxeram benefícios.
- Fidelização: Lead identificou o problema, encontrou a solução e fechou o contrato, mas isto não significa que encerre por aqui. Assim, é fundamental que a empresa esteja concentrada e presente em todas as etapas do cliente, pois o mesmo criará um laço de fidelização com a entidade, gerando o engajamento em blogs, redes sociais e feedbacks positivos.
A seguir, daremos algumas dicas de como determinar a jornada:
- Realize uma pesquisa de mercado: Na pesquisa de mercado será identificado os tipo de clientes, idade do seu público – alvo e o que possui de expectativa referente a sua empresa.
- Crie uma persona: Para começa, elabore uma persona que se identifica de acordo com os dados da pesquisa de mercado, visto que irá facilitar as estratégias de marketing.
- Localize os pontos de contato: Descobrir como o cliente pode chegar até a empresa e reconhecer o problema no qual você tem a solução. Dessa forma, os pontos de contatos são os meios que irão ser utilizados no marketing.
- Mapeamento de processos: Identificar o problema ou necessidade do mesmo. Além disso, mostra também os benefícios oferecidos, afim de solucionar os problemas.
Em seguida, você pode utilizar algumas ferramentas para auxiliar no processo:
- Resultados digitais
- Think With Google
- XMind
Logo, você compreendeu mais sobre a jornada do cliente, assim, é notória a importância de mapear uma jornada, já que é eficaz para vendas. Você tem interesse em mapear a jornada do cliente na sua empresa? Para contratar o nosso serviço, clique aqui.