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Jornada do Cliente e Suas Etapas

 

A partir do primeiro contato até o pós-venda, a vivência do consumidor com a entidade é a jornada do cliente. Mapeando esses processos é possível compreender todos os desenvolvimentos para poder adquirir, e assim orientar da melhor forma. Por isso, diversos gestores fazem a utilização dessa ferramenta para realizar um planejamento de marketing e aumentar a produtividade de sua equipe.

  1. Aprendizado e descoberta: O lead, na maioria das vezes, desconhece o seu problema, pois não sabe do que está a procura, porém alguns reconhecem e vão em busca de uma solução, visto que tem o propósito de conquistar a confiança, entretanto, exige que eduque o seu cliente para que compreenda não o preço e sim o valor do que está sendo adquirido. Nesse sentindo, uma dica para que isso ocorra, é investir em publicidade nas redes sociais.
  2. Consideração da Solução: Nessa etapa, o cliente identificou o problema e tem a consciência de que necessita de tal produto. Ademais, é necessário mostrar algumas opções para que o cliente tenha um entendimento mais profundo.
  3. Decisão da compra: Após ter sido realizada a apresentação de materiais e/ou serviços, o cliente deve passar por várias etapas, pois são mostradas situações que resultaram em sucesso e que trouxeram benefícios.
  4. Fidelização:   Lead identificou o problema, encontrou a solução e fechou o contrato, mas isto não significa que encerre por aqui. Assim,  é fundamental que a empresa esteja concentrada e presente em todas as etapas do cliente, pois o mesmo criará um laço de fidelização com a entidade, gerando o engajamento em blogs, redes sociais e feedbacks positivos.

A seguir, daremos algumas dicas de como determinar a jornada:

  1. Realize uma pesquisa de mercado: Na pesquisa de mercado será identificado os tipo de clientes, idade do seu público – alvo e o que possui de expectativa referente a sua empresa.
  2. Crie uma persona:  Para começa, elabore uma persona que se identifica de acordo com os dados da pesquisa de mercado, visto que irá  facilitar as estratégias de marketing.
  3. Localize os pontos de contato: Descobrir como o cliente pode chegar até a empresa e reconhecer o problema no qual você tem a solução. Dessa forma, os pontos de contatos são os meios que irão ser utilizados no marketing.
  4. Mapeamento de processos: Identificar o problema ou necessidade do mesmo. Além disso, mostra também os benefícios oferecidos, afim de solucionar os problemas.

Em seguida,  você pode utilizar algumas ferramentas para auxiliar no processo:

Logo, você compreendeu mais sobre a jornada do cliente, assim, é notória a importância de mapear uma jornada, já que é eficaz para vendas. Você tem interesse em mapear a jornada do cliente na sua empresa? Para contratar o nosso serviço, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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