Skip to content

LIDERANÇA LEAN: AJUDA NO DESENVOLVIMENTO

 

Antes de falar sobre Liderança Lean, vamos entender o que é ser um líder de verdade. Um líder de sucesso é aquele que conhece bem os seus colaborados, tendo confiança nas suas capacidades. Ele é a pessoa que sabe delegar as atividades e sabe dar os feedbacks necessários à evolução da equipe. Logo, com o objetivo de aprimorar da gerência ao operacional de sua empresa, surge a Liderança Lean, em que o gestor se transforma em um professor, focando no desenvolvimento dos seus liderados.

Portanto, analisando todos os benefícios desse conhecimento estratégico, a ADM Soluções formulou uma guia de conhecimento para a sua empresa, sendo esse um compromisso com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O que é a metodologia Lean?

A metodologia Lean é uma ferramenta de gestão, por isso sua liderança é, também uma metodologia a qual infere diretamente no conhecimento cognitivo do indivíduo. Dessa forma, são utilizados processos mentais, emocionais e comportamentais, afim de alcançar o objetivo de evitar desperdícios, melhorar a qualidade da produção e entregar da forma mais adequada seu produto ou serviço.  A retribuição para isso é conseguir uma imagem positiva e qualificada da empresa ao seu cliente.

Quais os pilares do Lean?

 Nesse contexto, existem quatro pilares básicos que permeiam o caráter de um Lean.

O primeiro deles é o autoconhecimento, em que o indivíduo sabe, com clareza, quais são os seus valores e princípios, o que lhe motiva, o que o guia e qual o seu propósito de vida.

Ademais, em harmonia com o autoconhecimento, surge o segundo pilar, de coaching, no qual o gestor se conhece e em seguida ele aprende a desenvolver as pessoas ao seu redor, ou seja, dedica-se a transformação do time e da empresa, ajudando-os a entender o que é melhor pra si e quais atributos são necessários para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Em seguida, temos o pilar da busca pela melhoria contínua, que é fundamentado em feedbacks, e também proporciona um ciclo desenvolvimento pessoal compromissado com o crescimento da organização.

O último pilar fala do hábito de traçar metas para um objetivo. A partir do reconhecimento da necessidade de se ter um caminho claro e bem definido, o líder lean deve ter em si o hábito de mapear a sua jornada, identificando seus indicadores, sabendo aonde está e aonde quer chegar.

Como se transformar em um Líder Lean? 

 Características essenciais a um líder Lean:

  1. Trazer os problemas à tona: O primeiro passo, para uma melhoria, é reconhecer que existe algo de errado. Por isso, o gestor deve incentivar a sua equipe a expor os problemas, sem recear responsabilizações. Portanto, sempre valorizando o crescimento da organização através da resolução daqueles problemas.
  2. Oferecer respostas rápidas aos contratempos: Depois de detectados os obstáculos, as estratégias de melhoria devem ser traçadas. Para que, o objetivo de evitar qualquer atraso ou resultado fora do planejado no processo, seja cumprido. Consequentemente, a correção ágil aperfeiçoa o desempenho e a qualidade do time.
  3. Motivar e desafia a sua equipe: Aplicando o pilar do coaching, um bom líder entende que não pode liderar sozinho, através do compartilhamento de decisões, processos e responsabilidades, o Lead entende que a diversidade de idéias do operacional deve ser utilizada. Dessa maneira, motivando-os através da sua participação e desafiando através da delegação de atividades.

Tipos de liderança Lean:

  1. Lean Manufacturing:  É a área que deu origem ao conceito de Liderança Lean. Dentro da linha de produção, o líder lean deseja reduzir desperdícios e atrasos.
  2. Lean Healthcare: Bastante utilizada em laboratórios. Esse setor, tem o objetivo de otimizar os fluxos e reduzir desperdícios, por exemplo, da economia e da segurança. Além de trazer agilidade nos resultados que serão entregues aos clientes, trazendo grandes benefícios para sua empresa.
  3. Lean Services: Aplicado na prestação de serviços, com o desenho detalhado dos fluxos e tarefas, aqui os desperdícios também são mínimos, alinhando a operação com a qualidade do serviço entregue ao cliente.
  4. Software Lean: Liderança que beneficia o desenvolvimento de programas. Nesse tipo de Lean o objetivo é a administração eficiente dos recursos escassos e a capacidade de respostas rápidas as mudanças repentinas.
  5. Lean Startup: A modernidade empresarial deseja entregar produtos enxutos aos seus clientes, ou seja, entregando valor de forma ágil.
  6. Lean Leadership: Aplicada a nível estratégico, na liderança da empresa. Ela possui a intenção de unir as pessoas com as ferramentas, potencializando a produção, e, assim sendo, ressaltando o desenvolvimento pessoal.

Benefícios da utilização da metodologia Lean

Com uma organização de processos bem definidos, os membros sabem as suas responsabilidades com clareza, afim de evitar gargalos e gerar inúmeros benefícios a empresa, contudo o período de aplicação do sistema é desafiador, mas após o processo de transição, a metodologia é bem absorvida pela empresa, tendo sua importância reconhecida. Isso, foca totalmente nas entregas ao cliente e na sua qualidade. Por isso, o sistema Lean evita:

1. Defeitos e retrabalhos.

2. Transporte inútil.

3. Excesso de estoque.

4. Tempo de espera.

5. Movimentações complicadas e desnecessárias.

6. Produção ou processos excessivos.

7. Gestão desqualificada do clima organizacional.

Ferramentas utilizadas:

Sobretudo, para uma boa execução da metodologia, a combinação de ferramentas é essencial. A primeira delas é a Just in Time (JIT) que define que a empresa não deve comprar, produzir ou transportar nada antes da hora exata de ser feita, através do alinhamento detalhado de todas as etapas.

Ademais, outro método utilizado é o Kanban, que programa compras, estoques e produção. Utilizando cartões que controlam o fluxo de material. Além disso, ela  é bastante utilizada para a Manutenção Produtiva Total (MPT), destacando a manutenção como a parte essencial da empresa. Por exemplo, utilizando as mesmas pessoas para operarem uma máquina, deixando-as familiarizadas com o equipamento, reduzindo trabalho e custos.

Depois de ler esse conteúdo você não tem mais desculpas para não utilizar a metodologia Lean e não aproveitar todos os benefícios dessa estratégia. Mas lembre-se que uma estratégia poderosa exige que seja construída com foco total no seu público e seu mercado.

Para falar com um dos nossos consultores, clique aqui e entenda mais sobre o tema!

Quer ficar por dentro de outros temas? Acesse nosso blog 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *