No mundo empresarial surgem novos termos a cada dia, e as vezes torna-se difícil acompanhar, certo? Pensando justamente nisso, a ADM Soluções trouxe a você uma breve explicação do que são e quem são os “stakeholders”. Por isso, continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas.

Qual o significado e a origem dos Stakeholders?

Segundo Robert Edward Freeman, stakeholders seriam grupos ou indivíduos que, de uma forma ou de outra, apresentam algum nível de interesse nos projetos, atividades e resultados de uma determinada organização.

A palavra “stakeholder” surgiu da união de duas palavras do inglês.

Stake: interesse

Holders: são aqueles que possuem.

A fim de facilitar o seu entendimento mediante a esses conceitos, stakeholders seriam os públicos de interesse de uma empresa.

 

Os tipos :

Nesse contexto, existem dois tipos principais de stakeholders em um projeto, são eles: os internos e externos. Veja a seguir a diferença:

  • Internos: estão dentro do ambiente da empresa. Por exemplo: gestores, colaboradores e acionistas.
  • Externos: estão fora do ambiente da empresa, mas interagem com ela de alguma maneira, por exemplo: fornecedores, concorrentes, clientes, familiares dos clientes, ONG’S, governo e mídia.

Essa divisão ela é variável, pois depende dos interesses da empresa, então a interação pode ser alterada. Ilustra-se essa situação com o caso de uma construção de um prédio que irá ser realizada, e para a sua concretização é necessário realocar os moradores da região. Nesse caso, os moradores que seriam stakeholders externos passam a serem internos, pois afetam diretamente na decisão da construção desse imóvel.

 Qual o impacto dos stakeholders na sua empresa?

Através do entendimento de quem são os stakeholders da sua empresa, torna-se mais fácil a elaboração de melhores planejamentos pelos gestores.

Nessa ótica, identificar no início do projeto quem são esses indivíduos, facilita a previsibilidade de riscos e restrições, evitando assim empecilhos futuros na execução do objetivo. Em seguida, iremos apresentar dicas de como executar uma gestão mais eficiente em relação a essas partes envolvidas:

Dicas de como fazer uma eficiente gestão de stakeholders

  1. Identifique quais os públicos interessados na sua empresa;
  2. Categorize-os de acordo com sua importância, interesse e poder sobre o seu estilo de negócio;
  3. Alinhe as expectativas dos stakeholders às da sua empresa;
  4. Elabore um plano de ação para cada grupo de interesse;
  5. Faça o monitoramento da satisfação dos stakeholders.

Portanto, por meio desse texto, é notória a importância dos stakeholders na saúde de qualquer negócio. Esses indivíduos afetam diretamente os resultados do empreendimento, e devido a isso, faz-se preciso que o gestor esteja atento a essa variável.

 

Depois de entender um pouco mais sobre o que são os stakeholders, sua importância e função dentro de uma empresa, a ADM Soluções pode ajudar nessa identificação e elaboração de uma estratégia para utilizar da melhor forma possível esse recurso importante para o seu negócio.

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