Estruturação do Processo Comercial: Aprenda como executar!
Ter um setor comercial com estruturação é de suma importância para o sucesso do seu negócio. Afinal, é através das vendas que ocorre a entrada de capital para a manutenção de um determinado empreendimento. Dessa forma, pensando na relevância dessa temática trouxemos hoje para você, leitor, o passo a passo de como montar uma estruturação comercial adequada e os pontos necessários para o seu bom funcionamento.
Estruturação do Processo Comercial Passo a passo para a realização:
- Escolha o modelo para a implantação:
Nesse sentido, existem três tipos de modelo de vendas, que o gestor precisa optar pelo mais adequado à sua realidade.
Esses são os modelos:
- Field sales (vendas de campo): Modelo mais tradicional, em que os vendedores têm um contato presencial com os clientes. Por conseguinte, transmite a sensação de maior valor a proposta, entretanto, o ticket médio das vendas precisa ser alto, para compensar os gastos desse tipo de venda.
- Inside sales (vendas internas):
Ainda do mesmo modo, é um tipo de vendas que está em alta, o contato com o cliente acontece dentro da empresa, por meio de ligações, e-mails ou reuniões on-line. Por isso, o encontro ocorre de forma virtual, assim os custos reduzem, porém ocorre também a perda de um contato mais próximo com o cliente.
- Self sales (vendas diretas ou auto-serviço)
Em tal caso, o cliente realiza a compra “sozinho”, é uma possibilidade que é encontrada geralmente em e-commerces ou por empresas em que o ticket médio é limitado.
Etapas para ter um bom resultado no desempenho dos profissionais:
- Priorize a escolha de um bom time:
Após estabelecer o modelo, é preciso ter um planejamento em relação a quantas pessoas estarão na equipe de vendas.
Assim, o administrador precisa valorizar o recrutamento e seleção de pessoas para construir um time alinhado ao propósito da empresa.
- Ache um bom líder:
No segundo ponto, Encontre uma pessoa que esteja alinhada as metas da empresa, como também, uma pessoa com conhecimentos sobre a área e saiba trabalhar com as pessoas envolvidas no processo.
3.Organize o time:
Delegue as funções de acordo com o tipo de perfil de cada funcionário, assim, você é capaz de extrair o melhor de cada um e formar um comercial forte.
Dessa maneira, o engajamento dos funcionários deve ser o principal foco de todo gestor. Assim, tente colher feedbacks dos seus colaboradores para entender o que precisa ser melhorado e o que está funcionando.
Desenvolvimento de um plano de metas para cada colaborador:
5.Introduza métricas:
Sejam elas metas semanais ou diárias, para possibilitar o acompanhamento do andamento do time das vendas.
Ex de métricas: números de clientes em prospecção, negócios possíveis, taxa de conversão em cada fase do funil de vendas.
6.Capacite frequentemente sua equipe:
O mercado é mutável e é preciso estar se atualizando constantemente para se manter crescendo.
7.Obtenha softwares de automação:
Adotar sistemas como o CRM pode ajudar muito na gestão de prospects, possibilita o acompanhamento do pipeline de vendas, entre outras coisas. Dessa forma, a tecnologia reduz o tempo gasto se isso fosse feito manualmente e garante uma maior eficácia.
Finalidade do processos de Estruturação Comercial:
Por fim, a Estruturação Comercial é fundamental para a manutenção de qualquer negócio, tentamos esclarecer alguns pontos importantes que precisam ser analisados e alinhados para você aplicar na sua empresa. Desse modo, nós da ADM Soluções estamos à disposição para ajudá-lo a construir uma Estruturação Comercial eficaz para o seu empreendimento.
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