Estruturação do Processo Comercial

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Estruturação do Processo Comercial: Aprenda como executar!

Ter um setor comercial com estruturação é de suma importância para o sucesso do seu negócio. Afinal, é através das vendas que ocorre a entrada de capital para a manutenção de um determinado empreendimento. Dessa forma, pensando na relevância dessa temática trouxemos hoje para você, leitor, o passo a passo de como montar uma estruturação comercial adequada e os pontos necessários para o seu bom funcionamento.

Estruturação do Processo Comercial Passo a passo para a realização:

  1. Escolha o modelo para a implantação:

Nesse sentido, existem três tipos de modelo de vendas, que o gestor precisa optar pelo mais adequado à sua realidade.

Esses são os modelos:

  • Field sales (vendas de campo): Modelo mais tradicional, em que os vendedores têm um contato presencial com os clientes. Por conseguinte, transmite a sensação de maior valor a proposta, entretanto, o ticket médio das vendas precisa ser alto, para compensar os gastos desse tipo de venda.
  • Inside sales (vendas internas):

Ainda do mesmo modo,  é um tipo de vendas que está em alta, o contato com o cliente acontece dentro da empresa, por meio de ligações, e-mails ou reuniões on-line. Por isso, o encontro ocorre de forma virtual, assim os custos reduzem, porém ocorre  também a perda de um contato mais próximo com o cliente.

  • Self sales (vendas diretas ou auto-serviço)

Em tal caso, o cliente realiza a compra “sozinho”, é uma possibilidade que é encontrada geralmente em e-commerces ou por empresas em que o ticket médio é limitado.

Etapas para ter um bom resultado  no desempenho dos profissionais:

  1. Priorize a escolha de um bom time:

Após estabelecer o modelo, é preciso ter um planejamento em relação a quantas pessoas estarão na equipe de vendas.

Assim, o administrador precisa valorizar o recrutamento e seleção de pessoas para construir um time alinhado ao propósito da empresa.

  1. Ache um bom líder:

No segundo ponto, Encontre uma pessoa que esteja alinhada as metas da empresa, como também, uma pessoa com conhecimentos sobre a área e saiba trabalhar com as pessoas envolvidas no processo.

3.Organize o time:

Delegue as funções de acordo com o tipo de perfil de cada funcionário, assim, você é capaz de extrair o melhor de cada um e formar um comercial forte.

4.Tenha uma equipe engajada:

Dessa maneira, o engajamento dos funcionários deve ser o principal foco de todo gestor. Assim, tente colher feedbacks dos seus colaboradores para entender o que precisa ser melhorado e o que está funcionando.

Desenvolvimento de um plano de metas para cada colaborador:

5.Introduza métricas:

Sejam elas metas semanais ou diárias, para possibilitar o acompanhamento do andamento do time das vendas.

Ex de métricas: números de clientes em prospecção, negócios possíveis, taxa de conversão em cada fase do funil de vendas.

6.Capacite frequentemente sua equipe:

O mercado é mutável e é preciso estar se atualizando constantemente para se manter crescendo.

7.Obtenha softwares de automação:

Adotar sistemas como o CRM pode ajudar muito na gestão de prospects, possibilita o acompanhamento do pipeline de vendas, entre outras coisas. Dessa forma, a tecnologia reduz o tempo gasto se isso fosse feito manualmente e garante uma maior eficácia.

Finalidade do processos  de Estruturação Comercial:

Por fim,  a Estruturação Comercial é fundamental para a manutenção de qualquer negócio, tentamos esclarecer alguns pontos importantes que precisam ser analisados e alinhados para você aplicar na sua empresa. Desse modo, nós da ADM Soluções estamos à disposição para ajudá-lo a construir uma Estruturação Comercial eficaz para o seu empreendimento.

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