Design Thinking
Acima de tudo, o design thinking é uma abordagem de pensamento criativo, ou seja, uma forma inovadora possível de gerar e organizar ideias e soluções para problemas enfrentados.
O que é Design Thinking?
Certamente, o design thinking se refere ao pensamento criativo e crítico, ajuda a organizar ideias e da mesma forma estimula a tomada de decisões e busca do conhecimento. Não existe método específico, mas uma forma de abordagem.
Para esclarecer, ele cria condições necessárias para maximizar a geração de insights e sua aplicação. Na mesma linha, outra forma de utilizá-lo é para a elaboração de novos produtos ou serviços. No entanto, deve-se realizar o processo de forma coletiva e colaborativa.
Etapas do Design Thinking
Em primeiro lugar, precisa começar o processo com o entendimento completo do problema a ser resolvido.
Serão apresentadas etapas do método:
- Imersão
Para esclarecer, nesta fase acontece a análise de tudo que envolve e afeta a empresa, ou seja, busca encontrar as ameaças, oportunidades e fraquezas da firma.
- Ideação
Além disso, será realizada nesta etapa a idealização de soluções para os problemas encontrados na fase anterior.
- Prototipação
Então, neste período, há a execução de um filtro nas ideias obtidas anteriormente, para consequentemente reduzir riscos de erros.
- Desenvolvimento
Em suma, será colocado nesta parte, em prática todas as ideias escolhidas anteriormente.
Por que investir em Design Thinking?
Em primeiro lugar, implementar o Design Thinking possui um custo baixo, além disso, tem uma vantagem competitiva enorme. Para esclarecer terá um diferencial à frente dos concorrentes, obtendo um reconhecimento no mercado e consequentemente potencializando os lucros.
Além disso, os colaboradores irão se sentir mais integrados uns com os outros, da mesma forma estimulando a empatia e a colaboração.
Em conclusão, encontrará respostas para as questões mais importantes do negócio.
Vantagens do Design Thinking
Algumas vantagens dele são:
- Comunicação
Em suma, ajuda a construir alternativas e abertura ao erro, consequentemente proporcionando uma melhor comunicação entre os profissionais.
- Ambiente organizacional
Então, ao criar um ambiente de empatia, colaboração e experimentos entre os funcionários, como resultado proporciona um ambiente agradável e aumenta a produtividade.
- Visão sistêmica
No entanto, possibilita que o profissional tenha uma visão macro e micro de toda a cadeia e, consequentemente, obter mais ideias para melhorar os resultados.
- Adaptabilidade
Em suma, facilita as pessoas a obter uma maior flexibilidade de adaptação às mudanças ocorridas.
- Engajamento
Da mesma forma, os profissionais se sentem mais livres para expor suas ideias e opiniões e como resultado, desenvolvem o potencial dos colaboradores.
Como aplicar Design Thinking na sua empresa?
Certamente, compreendendo as vantagens que o Design Thinking, o mais importante é garantir que a organização tenha uma cultura, no entanto que haja espaço para as atividades.
E acima de tudo que os integrantes trabalhem em um ambiente com condições confortáveis para expor suas ideias.
Além disso, deve-se adotar estratégias baseada em coleta de dados, para consequentemente evitar falhas e melhorar os processos.
Precisa de ajuda para entender mais sobre como aplicar esse conteúdo em sua empresa? Fale com um de nossos consultores!