Independentemente dos setores de atuação de qualquer entidade, existem os que são de extrema importância para a organização empresarial. Por isso, é tão importante saber quais são as principais áreas de uma empresa e, assim, organizá-las de modo a garantir o máximo de segurança, eficiência e imunidade a imprevistos de uma rotina administrativa.

Visto isso, a divisão de uma empresa em setores específicos é fundamental para assegurar a organização e o sucesso dela, já que são esses setores que garantem a delimitação de tarefas e o controle de atividades. Apesar de cada setor ser responsável por uma área específica, é o conjunto de todos eles que irá assegurar o bom funcionamento do negócio. As quatro grandes áreas de uma empresa são:

    • Financeira;
    •  Recursos Humanos;
    •  Administrativa;
    •  Comercial.

Características das quatro grandes áreas de uma empresa

Conhecer essas áreas permite que, no momento de planejar e organizar cada um desses setores, saiba-se quais são suas responsabilidades, objetivos, desafios e funções. Como consequência, o processo de trabalho é otimizado e eventuais obstáculos são facilmente diagnosticados e solucionados antes que se tornem problemas.

Área Financeira

O setor financeiro é responsável por administrar todos os recursos de uma empresa. Além de cuidar do fluxo de caixa e garantir uma boa gestão sobre as despesas, receitas, repasse de recurso e aplicações.

Também cabe destacar que a apresentação de resultados está por conta desse setor e seu descontrole pode causar interrupção nas atividades ou afetar a produtividade de seus colaboradores.

Área de recursos humanos

Em uma empresa com muitos funcionários, o setor de recursos humanos possui papel fundamental no sucesso e crescimento da organização, pois ele é responsável por espalhar a cultura organizacional, capacitar, estimular funcionários e realizar a comunicação interna. Com isso, deve alinhar as políticas dos outros setores com os objetivos e resultados desejados pela organização.

Essa área tem ganhado cada vez mais relevância na resolução de conflitos. Por exemplo, no desentendimento entre colaboradores e na prevenção de eventuais problemas que tenham origem no fator humano, como, um colaborador que está passando por um problema familiar. Isso pode afetar diretamente seu desempenho.

Área Administrativa

Este setor tem a responsabilidade de elaborar as estratégias da empresa, gerenciar as tarefas, fiscalizar as atividades dos demais departamentos e tomar decisões importantes. É este o setor que lidera os demais, coordenando-os a fim de alcançar os resultados desejados pela empresa.  É interessante que as decisões foque no crescimento sustentável e coletivo da organização.

Área Comercial

Realiza atividades de venda da empresa, desde as estratégias de divulgação dos produtos ou serviços. O  marketing também costuma se fazer presente, ainda que de forma indireta, até a prospecção e fidelização dos clientes. O setor comercial tem uma função muito importante para a empresa, já que o sucesso dela depende dos resultados da venda dos produtos finais.

Portanto, é um setor com ação de destaque, pois planeja ações externas, mas preocupa-se com o que ocorre internamente também, como o atendimento e o pós-venda.

Logo, percebe-se que sua empresa gera resultados melhores e mais produtividade quando essas áreas atuam de forma integrada, compartilhando informações e experiência.

Conseguiu compreender de forma clara sobre as quatro grandes áreas de uma empresa e a sua importância? Deixe um feedback para a gente!

Para falar com um dos nossos consultores, clique aqui e entenda mais sobre o tema!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.