Comportamento de um bom líder
Liderar pessoas é a nobre missão de conduzi-las e orientá-las para que o grupo possa alcançar seus objetivos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Em geral, esse aspecto é facilmente identificado no ambiente corporativo, no entanto, famílias, projetos sociais, associações informais e até mesmo grupos de amigos podem ter líderes. Ademais, um bom líder não surge por acaso. Assim, um líder precisa ter um bom comportamento, já que ele possui um perfil e tem características marcantes que fazem dele uma pessoa ou profissional diferenciado. Nesse sentido, iremos apresentar aqui os principais comportamentos de uma liderança que se destaca pela boa competência:
A responsabilidade para gerir suas próprias atividades é o essencial para que uma pessoa seja capaz de gerir as atividades de um grupo, projeto ou departamento. Isso exige rigor nos padrões de qualidade e no cumprimento de cada tarefa, o que só se obtém com muita disciplina. Dessa modo, liderar é não apenas adquirir conhecimentos, mas, acima de tudo, colocar esses conhecimentos em prática diariamente.
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Assumir responsabilidades
Um líder é capaz de responsabilizar-se por suas decisões em qualquer esfera: junto a seus liderados
junto à direção, à empresa, junto a clientes e fornecedores, até mesmo junto ao mercado e à opinião pública em alguns casos. Assumir a responsabilidade é uma competência que tem efeitos motivacionais junto a equipes. Colaboradores se sentem seguros e até mesmo protegidos, livres para desempenhar suas funções de acordo com o esperado sob a batuta de uma chefia que é capaz de instruí-los e comandá-los, mas também de responsabilizar-se por seus pontos fracos e incertezas.
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Pensamento critico
O pensamento crítico é uma competência fundamental que permiti que um líder tanto inove como também permita que a inovação flua a partir de sua equipe e departamento. Um líder precisa ter o pensamento crítico em duas frentes:
- Para avaliar os efeitos e consequências de suas próprias decisões;
- Para questionar regras e políticas da empresa e de superiores, de modo a facilitar e melhorar o trabalho das equipes e de seus resultados.
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Equilíbrio emocional
Partindo-se do pressuposto de que o conceito de equilíbrio seja: não cometer excessos e nem incorrer em falta. O líder que tem um bom equilíbrio emocional é aquele que manifesta suas emoções e sentimentos, mas tem a capacidade de governá-los e até mesmo usá-los em prol da produtividade e do bem de sua equipe gerando assim resultados melhores.
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Ser um discípulo
Grandes líderes são também grandes seguidores, seja de outros líderes, seja de grandes ideias. Ser um discípulo gera no líder uma parcela fundamental de humildade, permitindo-o com que o mesmo se destaque pela sua boa competência. Nesse contexto, um líder discípulo aprende com mais facilidade das pessoas e das situações ao seu redor, pois se torna capaz de dar um passo além de sua visão e de sua própria percepção.
Podemos concluir que para se tornar um bom líder é necessário que haja um bom preparo e disposição. Para isso, de acordo com as características apresentadas, nós da ADM Soluções estamos à disposição para ajudá-lo a melhorar a sua empresa.
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