Skip to content

PNL o que é e para que serve, técnicas e benefícios

 

A programação Neuro Linguística (PNL) trata-se de uma abordagem pseudocientífica, ou seja, sem comprovação da ciência. Seu objetivo é melhorar a forma das pessoas se comunicarem, além de estimular o desenvolvimento pessoal, por meio de técnicas psicológicas. Nesse sentindo, é uma atitude metodológica e tecnológica que proporciona as pessoas a aprenderem e melhorarem sua qualidade de vida. Ademais, é uma ferramenta de aprendizagem que ensina  a comunicar- se de forma mais assertiva internamente e externamente. Dessa forma, podemos considerar:

P- Programação

N- Neuro

L- Linguística

Para que serve a PNL?

É utilizada para  o cliente criar novos padrões de comportamento individuais,  que beneficiam ou que servem para alcançar um objetivo, por exemplo:

Algumas técnicas utilizadas:

  • Swish: trata-se de uma estratégia direcionada a mudar uma emoção ou pensamento indesejado. Nesse sentido, almejam na visualização uma mudança de sentido, despertando a substituição negativa pela positiva sempre que o sentido for ruim.
  • Metáfora: É um processo que utiliza as figuras de linguagem para realizar comparações conscientes e inconscientes.
  • Ressignificar:  Consiste na pessoa ser estimulada a dar um outro significado a uma situação de caráter negativo, passando a enxergar os benefícios daquela ação. Assim, ao enxergar os pontos positivos, fica mais fácil afastar os pensamentos negativos.
  • Autossugestão: É um método muito eficaz para quem deseja modificar algum comportamento ou alcançar determinado objetivo. Isto será mentalizado e escrito todos os passos parar atingir a meta. Dessa forma desejará em sua mente.
  • Ponte ao futuro: Essa técnica tem como objetivo conduzir mentalmente o indivíduo em direção ao que deseja. Ademais, é feito um condicionamento por meio da visualização, assim a pessoa consegue vivenciar todas as sensações e emoções ao se imaginar atingindo seu objetivo.

Benefícios da PNL 

  • Maior equilíbrio emocional: Ajuda no controle das emoções de uma maneira mais fácil, assim, desenvolvendo o autoconhecimento.
  • Clareza para identificar metas e objetivos: As metas e objetivos são identificados com maior facilidade pela providência de recursos da PNL.
  • Melhora da comunicação: Por meio do fornecimento de técnicas para que qualquer pessoa possa melhorar sua comunicação verbal e não verbal.
  • Escolhas mais conscientes: influencia a ter mais clareza na hora de tomar decisões e fazer escolhas importantes. Assim, a capacidade de atingir metas e objetivos aumentam.

 

Para falar com um de nossos consultores, clique aqui e entenda mais sobre esse tema ou leia nossos outros conteúdos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *